Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435491

Palavras-chave:

Dança Popular, Proposta metodológica, Ensino na educação não-formal

Resumo

A formação do bailarino clássico e contemporâneo na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil localizado em Joinville (SC) é baseado na disciplina rígida e metodologia da escola russa. Em minha tese de doutorado em Motricidade Humana na especialidade Dança, realizado na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa Portugal, busco entender qual o papel da disciplina danças populares na matriz curricular desta escola. Após as análises realizadas, apresento uma proposta metodológica para o ensino da dança popular que se chama “Dança popular, espaço coletivo de saberes”. Acreditamos que enquanto componente curricular, a dança popular pode oportunizar aos professores o uso de novas estratégias pedagógicas favorecendo o reconhecimento da cultura brasileira, de novos processos criativos, e em dar “voz” aos alunos, aumentando a autonomia nas decisões tomadas. Isso resulta que o processo de formação de bailarino anda paralelo ao processo educacional, com foco na formação cidadã, e ainda oportunizando um processo de interdisciplinaridade. Esta reflexão realizada em torno das estruturas do vivido na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fez surgir a proposta baseada em princípios da arte e educação, gerando novas possibilidades de trabalhar o corpo sob a perspectiva de dança popular de matriz tradicional.

Biografia do Autor

Marco Aurelio da Cruz Souza, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina

Professor doutor na Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Souza, M. A. da C. (2020). Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil. Educação, 45(1), e50/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644435491