O papel do tutor virtual na educação a distância

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • José Wilson Costa CEFET-MG
  • Mércia Maria Moreira CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464446656

Palavras-chave:

Virtual tutoring, Distance education, Virtual tutor functions.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464446656

 

A Educação a Distância (EaD)  vem ganhando destaque na sociedade atual, seja pela emergência das tecnologias da informação, como também pela necessidade cada vez maior de conhecimento e formação. Entendendo que as tecnologias usadas nos cursos a distância, por si só, não são suficientes para garantir o sucesso desta modalidade de ensino, destaca-se a figura do tutor virtual, que atua juntamente com o professor no sentido de promover aprendizagens significativas, motivar o aluno a participar mais ativamente das atividades propostas e facilitando o processo de interatividade. Nesta perspectiva o objetivo desta pesquisa foi verificar as funções do tutor virtual como coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem, bem como os limites do seu exercício profissional. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo de caso em duas instituições de ensino que oferecem EaD, uma publica e outra particular. Através da pesquisa foi possível compreender algumas características peculiares a esse trabalho da tutoria virtual, bem como fazer algumas inferências, sobretudo, sobre a necessidade de um olhar mais atento para as atividades desses profissionais como para a sua regulamentação.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

José Wilson Costa, CEFET-MG

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, ambientes de aprendizagem, software educativo, ensino/aprendizagem, educação e ambientes virtuais, educação a distância.

Mércia Maria Moreira, CEFET-MG

Possui Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e possui especialização em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Grossi, M. G. R., Costa, J. W., & Moreira, M. M. (2013). O papel do tutor virtual na educação a distância. Educação, 38(3), 659–674. https://doi.org/10.5902/198464446656

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua