<b>Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais</b>

Autores

  • Viviane Beineke Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464443763

Palavras-chave:

Music education, Creativity, Creative learning

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464443763

O presente artigo discute concepções de criatividade que têm repercutido no campo da educação e da educação musical, analisando diferentes conceitos de criatividade que orientam questionamentos e pesquisas. Partindo de concepções de criatividade que nortearam o ensino nas décadas de 1960 e 1970, são apresentadas tendências emergentes no século XXI, a partir da construção do conceito de aprendizagem criativa. Nessa óptica, o foco é deslocado para as práticas musicais situadas culturalmente, nas quais a criatividade ocorre, pensando que a criatividade das crianças precisa ser promovida dentro de amplas dimensões éticas, salientando as transformações nas relações humanas que os alunos vivenciam e ampliam na aprendizagem criativa, quando participam de uma comunidade de prática musical. Finalizando, argumenta-se que o enfoque da aprendizagem criativa pode indicar uma alternativa possível quando se deseja construir uma educação musical na escola básica que contribua com a formação de pessoas mais sensíveis, solidárias, críticas e transformadoras, quando a criação abre a possibilidade de pensar um mundo melhor.

Palavras-chave: educação musical, criatividade, aprendizagem criativa.

Biografia do Autor

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2011-11-03

Como Citar

Beineke, V. (2011). <b>Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais</b>. Educação, 37(1), 45–60. https://doi.org/10.5902/198464443763

Edição

Seção

Dossiê: Educação Musical