Diretrizes de universidades públicas: estudo sobre regras e comportamento estudantil

Autores

  • Victor Henrique Souza Cunha Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) http://orcid.org/0000-0002-5880-9502
  • Raphael Nunes Teixeira Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Janine Coelho Correa Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Kester Carrara Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644427721

Palavras-chave:

Diretrizes normativas, Educação superior, Behaviorismo

Resumo

Estatutos e regimentos são documentos utilizados pelas universidades públicas para estabelecer normas sobre o funcionamento do sistema acadêmico em vários âmbitos. Esta pesquisa tratou de identificar, descrever e analisar, no Estatuto e Regimento da Unesp, com referencial teórico da Análise do Comportamento, regras relacionadas ao ensino na graduação, utilizando a contingência de três termos como unidade de análise. A partir da seleção de termos, foram identificadas e analisadas 15 contingências. Dos resultados conclui-se que esse procedimento pode indicar como as regras (comportamentais), aplicadas à dimensão educacional, no planejamento do ensino superior na universidade estudada, poderiam ser mais claras, efetivas e mais democráticas em suas prescrições.

Biografia do Autor

Victor Henrique Souza Cunha, Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Graduando em Psicologia na Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Bauru. Membro do GEPEDEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Delineamentos Culturais cadastrado no Diretório de Grupos e Pesquisa da Plataforma Lattes. Faz parte da comissão organizadora da Jornada de Análise do Comportamento - JAC - UNESP Bauru. Tem experiência na área de Psicologia, com interesse principalmente nos seguintes temas: Filosofia e epistemologia da Análise do Comportamento; behaviorismo radical e história da psicologia.

Janine Coelho Correa, Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Graduanda em Psicologia na Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Bauru. Membro do GEPEDEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Delineamentos Culturais cadastrado no Diretório de Grupos e Pesquisa da Plataforma Lattes.

Kester Carrara, Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Kester Carrara é Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2005, Professor Adjunto III do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru, SP. Possui mestrado pela PUCSP (1981), doutorado pela UNESP (1996) e livre-docência pela UNESP (2003).É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Delineamentos Culturais (GEPEDEC), certificado pela UNESP e cadastrado no CNPq e pesquisador do Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde (LADS) da Unesp. Foi, também, professor de cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em Educação e em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília da UNESP. Publicou diversos artigos em periódicos arbitrados, capítulos de livros e livros, sendo referenciado com frequência seu "Behaviorismo Radical: Crítica e Metacrítica", pela Editora UNESP. Foi Editor Geral para Língua Portuguesa do periódico internacional Acta Comportamentalia no período 2014-2015. Tem orientado vários trabalhos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, com bolsas FAPESP e CNPq, nas áreas de Educação e Psicologia. É pesquisador e docente-orientador, atualmente, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, nota CAPES 4, na UNESP-Bauru, programa do qual foi o primeiro Coordenador, entre 2005 e 2007. Participou e participa, sistematicamente, de projetos de pesquisa na área de Psicologia, especialmente sob o enfoque da Análise do Comportamento, ao longo de sua carreira acadêmica como docente universitário desde 1974. Atualmente, sua atuação prioriza História, Teorias e Sistemas em Psicologia, Epistemologia do Behaviorismo Radical e Análise Comportamental da Cultura. Na dimensão de gestão acadêmica, foi membro de diversos conselhos e comissões e várias vezes chefe de departamento de ensino. Em 17/8/2015, recebeu Certificado de Acreditação Honorária e Vitalícia da Associação Brasileira de Análise do Comportamento por contribuições ao desenvolvimento da Análise do Comportamento na pesquisa, ensino, aplicação e divulgação da área no Brasil (Cert. nº 021/2015). Foi Diretor Geral da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus da UNESP de Marília, entre 2000 e 2003.

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Cunha, V. H. S., Teixeira, R. N., Correa, J. C., & Carrara, K. (2018). Diretrizes de universidades públicas: estudo sobre regras e comportamento estudantil. Educação, 43(3), 465–482. https://doi.org/10.5902/1984644427721

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua