<b>Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade</b>

Autores

  • Rosana Glat
  • Márcia Denise Pletsch
  • Rejane de Souza Fontes

Palavras-chave:

Full Inclusion, Special Education, Special Educational Needs.

Resumo

No Brasil, vem crescendo nos últimos anos o discurso em prol da Educação Inclusiva, com base na consigna “Educação para Todos”. Nesse contexto, a Educação Especial — que historicamente foi responsabilizada pela educação de indivíduos com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem e /ou de comportamento e altas habilidades — vem ganhando maior visibilidade nos debates político-educacionais. Partindo desta perspectiva, o presente artigo apresenta uma breve discussão sobre o processo de implantação da Educação Inclusiva no Brasil, analisando o conceito de necessidades educacionais especiais e o papel da Educação Especial no âmbito desta política. A reflexão aqui apresentada é de que o suporte da Educação Especial é imprescindível para a implementação e o êxito da Educação Inclusiva em nosso país.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais.

Downloads

Como Citar

Glat, R., Pletsch, M. D., & Fontes, R. de S. (2007). <b>Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade</b>. Educação, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/678

Edição

Seção

Dossiê: Educação Inclusiva