Os desafios da docência na Universidade para todos: os efeitos do imperativo da inclusão

Autores

  • Priscila Provin Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS
  • Elí Terezinha Henn Fabris Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449312

Palavras-chave:

University teaching, Inclusion, Higher education.

Resumo

Este artigo anuncia alguns desafios aos professores universitários, que cada vez mais são instados a trabalhar com as diferenças dos sujeitos nas instituições de Ensino Superior. Toma-se como ponto de partida programas de acesso ao Ensino Superior, desenvolvidos por um conjunto de Universidades Comunitárias do sul do Brasil. Parte-se de uma perspectiva teórica que toma a linguagem como constitutiva e não apenas representacional, dessa forma são constituídos o conhecimento e os sujeitos. A metodologia utilizada foi a de análise documental. Argumenta-se que somente programas de acesso não são suficientes para garantir a permanência dos estudantes nas Universidades. Pretende-se mostrar que, ao narrar esses sujeitos, não mais os entendendo como problemas, mas sim como possibilidades, é possível que sejam produzidos outros alunos e outras formas de viver a inclusão na Universidade.

Biografia do Autor

Priscila Provin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS

Mestre em Educação, professora do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS - São Leopoldo/RS.

Endereço para correspondência: Av. Unisinos, 950
Bairro Cristo Rei - Área de Ciências Humanas
CEP: 93.022-000

Telefone para contato: 51 3591 1122 - ramal 2021

51 81478066

 

Elí Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS

Doutora em Educação, professora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS - São Leopoldo/RS.

Sinos/UNISINOS - São Leopoldo/RS.

Endereço para correspondência: Av. Unisinos, 950
Bairro Cristo Rei - Área de Ciências Humanas
CEP: 93.022-000

Telefone para contato: 51 3591 1122 - ramal 2167

51 9839 8959

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Provin, P., & Fabris, E. T. H. (2015). Os desafios da docência na Universidade para todos: os efeitos do imperativo da inclusão. Educação, 40(2), 319–332. https://doi.org/10.5902/198464449312

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua