O trabalho docente e a produtividade: recuperando marcos fundadores

Autores

  • Maria Ciavatta Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449049

Palavras-chave:

In this paper, we aim to make a rescue of some historical landmarks founders productivity at work and in education to better understand the logic legitimizes reaching the core of the teaching activity. The advance of the criteria on the productive worker

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464449049

 

Neste texto, temos por objetivo fazer o resgate histórico de alguns marcos fundadores da produtividade no trabalho e na educação para melhor compreensão da lógica se legitima atingindo o âmago da atividade docente. O avanço dos critérios produtivos sobre a formação dos trabalhadores tem suas primeiras expressões nos anos 1940, ainda durante a Ditadura do Estado Novo. Em primeiro lugar, fazemos uma breve apresentação do conceito de produtividade; a seguir, alguns de seus marcos fundadores na história do país; e, por último, a particularidade de uma desses marcos, a presença da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Ensino Industrial).

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Publicado

2013-09-27

Como Citar

Ciavatta, M. (2013). O trabalho docente e a produtividade: recuperando marcos fundadores. Educação, 38(3), 495–506. https://doi.org/10.5902/198464449049

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Trabalho