O QUE PODE FAZER UM ESTAGIÁRIO DE PSICOLOGIA NA ESCOLA? PROBLEMATIZANDO PRATICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Naiana Dapieve Patias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Josiane Lieberknecht Wathier Abaid Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444817

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Relações Interpessoais, Formação acadêmica.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444817

A psicologia escolar é uma ênfase de trabalho do psicólogo dedicada a integrar ações que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os atores envolvidos no contexto educacional. O psicólogo tem a função de rever constantemente as concepções e práticas profissionais de modo que elas possam dar conta da complexidade dessa realidade, ampliando a concepção da queixa escolar para que se identifiquem os demais fatores associados a estas queixas. Este trabalho apresenta um relato de intervenções realizadas durante um estágio em psicologia escolar em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do interior do RS. Dentre as intervenções realizadas estão a orientação psicossocial a pais, professores e alunos; trabalho com grupos na escola; acompanhamento psicológico e intervenções nas turmas. A partir dessas ações, percebeu-se a necessidade inicial de conscientização em relação ao papel do psicólogo nesse contexto, e maior aceitação de um trabalho não exclusivamente clínico, por parte da comunidade escolar. Todos demonstraram interesse em atividades preventivas quanto às dificuldades escolares e emocionais. Discutem-se as práticas do psicólogo e do estagiário de Psicologia nesse contexto no que diz respeito à educação e à saúde em sentido amplo.

Biografia do Autor

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga (UNIFRA), Especialista em criança e adolescente em situação de risco (UNIFRA), Mestre em Psicologia (UFSM), Doutoranda em Psicologia (UFRGS)

Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, Centro Universitário Franciscano

Psicóloga (UFSM), Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS)

Downloads

Publicado

2014-01-14

Como Citar

Patias, N. D., & Abaid, J. L. W. (2014). O QUE PODE FAZER UM ESTAGIÁRIO DE PSICOLOGIA NA ESCOLA? PROBLEMATIZANDO PRATICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Educação, 39(1), 187–200. https://doi.org/10.5902/198464444817

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua