Educação popular e infância: princípios, concepções e práticas educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439376

Palavras-chave:

Educação Popular, Infância e Criança, Movimento de Crianças e Adolescentes (MAC)

Resumo

O presente texto discute a relação entre Educação Popular e Infância a partir de sua compreensão como práxis social, vivenciada por grupos populares e determinada pela realidade numa perspectiva histórica. Tratou-se de apreendê-las como construtos sociais e históricos que se dão nos planos objetivos e subjetivos. Neste sentido, buscou problematizar temas como direitos, cidadania e participação a partir da experiência do Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC). Entre o proclamado e o efetivado, este estudo percorreu fontes legais (Estatutos, Declarações), documentos oficiais do Movimento, bem como escutou os sujeitos (crianças e adultos) envolvidos na experiência. Objetivou, portanto, analisar as concepções, princípios e práticas da educação popular, vivenciadas por crianças e adultos a partir do projeto sócio-político-educativo do MAC e investigar como tais valores contribuem para o reconhecimento da criança como sujeito de direitos no contexto da Educação Popular. A análise explicita que o exercício de construção de uma educação crítica, sobretudo de uma educação popular, deve ser permanentemente revisitado. A despeito de o MAC pautar-se nos princípios de uma Educação Popular, tanto esta experiência quanto outras que assim se denominam, precisam reconsiderar o estatuto da infância como condição para o reconhecimento da criança como sujeito com voz e participação. Isto implica revisitar o lugar do adulto na relação com a criança a partir de uma perspectiva dialógica, colaborativa e política numa ruptura com práticas de uma participação decorativa em direção a uma participação protagônica.

Biografia do Autor

Vilma Ribeiro de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Mestra em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2016), licenciada em Pedagogia (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Gestão Escolar (2006) e especialista em Direitos Humanos (2009), também pela PUC-GO.  Atualmente é professora - EBTT - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA - Campus Itaituba, PA. 

Romilson Martins Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós Doutorando pela Programa de Pós Graduação em Educação da UFG, supervisão do professor Luiz Fernandes Dourado. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Goiás. Diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. Atua na linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e tem como objeto de estudo os processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais.

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Publicado

2021-03-10

Como Citar

Almeida, V. R. de, & Siqueira, R. M. (2021). Educação popular e infância: princípios, concepções e práticas educativas. Educação, 46(1), e23/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644439376