O jornal impresso: possibilidade de letramento numa perspectiva discursiva na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436393

Palavras-chave:

Formação de professores, pedagogia, educação

Resumo

Este artigo constitui-se de relato de pesquisa acadêmico-cientifica de abordagem qualitativa exploratória que investigou práticas pedagógicas de professoras em duas turmas de educação infantil no município de Campinas. O problema da pesquisa situou-se em compreender como o jornal impresso pode se constituir em mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantis. Neste artigo apresentamos as análises realizadas mediante o entrelaçamento das transcrições das entrevistas semiestruturadas com os registros de observação. O material empírico foi analisado com base em pressupostos da teoria histórico-cultural e da perspectiva bakhitiniana. Destacamos que as práticas pedagógicas planejadas tomando como mediador o jornal impresso, possibilitaram a inserção das crianças no mundo letrado e na realidade circundante e a proposta de elaboração de um jornal das salas constituiu-se um deflagrador da produção textual infantil. Os gêneros discursivos contidos no jornal possibilitaram a interlocução, a troca de experiências e a abordagem de temáticas constantes nos planejamentos das professoras, tornando o ensino contextualizado e significativo.

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Casarin, I. B., & Azevedo, H. O. (2020). O jornal impresso: possibilidade de letramento numa perspectiva discursiva na educação infantil. Educação, 45(1), e57/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644436393

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