Interdisciplinaridade e Educação na perspectiva de uma pedagogia hermenêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435441

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação, Pedagogia hermenêutica

Resumo

Este ensaio visa enfrentar o tema da interdisciplinaridade na educação baseando-se na filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (2012). A motivação do estudo tem a ver com o modo como a interdisciplinaridade vem sendo recepcionada nos espaços de formação humana e com os pressupostos que, nem sempre problematizados, sustentam este conceito no âmbito das práticas pedagógicas. Proliferou-se nas últimas décadas a noção de que a interdisciplinaridade representa o modo prático pelo qual a educação escolar responderia à crescente desarticulação temática das áreas do conhecimento. Este contraponto, no entanto, age em perspectiva técnica e sob um tipo de racionalidade que obscurece a experiência da vida humana com o conhecimento. Por essa razão, o propósito desta reflexão é indicar outro horizonte de compreensão que reitera o esforço retrospectivo da hermenêutica para recobrar a unidade da vida nos processos de comunicação e de aprendizagem dos conhecimentos. Inicialmente, a fim de observar como a interdisciplinaridade adquiriu lugar no debate teórico e na legislação educacional brasileira, realiza-se uma checagem virtual nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS, 1997; 1998) com o intuito de destacar as variações de sentido mais evidentes. Em seguida, busca-se nos pressupostos da hermenêutica filosófica a tematização do mundo humano pela linguagem e a recuperação do diálogo como experiência fundante da constituição do mundo humano. Por fim, a pesquisa propõe os desdobramentos de uma concepção hermenêutica da interdisciplinaridade na esteira do diálogo gadameriano, sendo neste horizonte teórico que o presente ensaio situa a interdisciplinaridade nos processos de formação humana.

Biografia do Autor

José Pedro Boufleuer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul.

Professor doutor na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Leandro Renner de Moura, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul.

Professor na Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul e na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Boufleuer, J. P., & Moura, L. R. de. (2020). Interdisciplinaridade e Educação na perspectiva de uma pedagogia hermenêutica. Educação, 45(1), e33/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644435441

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