A visão dos alunos da educação profissional de nível médio sobre as políticas de permanência estudantil no IFPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434876

Palavras-chave:

Políticas de Permanência Estudantil, Educação Profissional de Nível Médio, Instituto Federal de Educação do Pará.

Resumo

O texto integra uma pesquisa de mestrado que busca analisar a implementação das políticas de permanência no interior de um dos campi do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), demarcadas no estudo como as ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil. A abordagem é qualitativa, desenvolvida a partir da estratégia do estudo de caso, e utiliza-se dos instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com seis alunos dos cursos de educação profissional de nível médio integrado e subsequente; situa-se as visões destes alunos sobre as políticas de permanência e, no que diz respeito às unidades de análise temática, sobre a escolha das ações e a permanência no curso. Os dados revelam que no campus do IFPA há a promoção do Fórum Interno Estudantil para a escolhas das ações integrando os alunos dos cursos de nível médio, mas que precisa aprimorar os mecanismos de participação em atenção às necessidades dos alunos. Identificou-se que os alunos atribuem à política de assistência estudantil estrita influência com a permanência no curso. Conclui-se que no campus as políticas de permanência se restringirem ao pagamento de auxílios financeiros, restringe-se a esta frente pelas limitações orçamentárias

Biografia do Autor

Maria Cristina Afonso Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÀ

Aluna no Programa de Pós Graduação em Currículo em Gestão da Escola Básica da UFPA. Pedagoda no Instituto Federal do Pará Campus Paragominas. Experiência de dez anos na educação básica pública como professora e coordenação pedagógica.

Maria de Fátima Matos de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui Licenciatura e Bacharelado em História, pela Universidade Federal do Pará (1995); mestrado em Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998); doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2007), concluiu estágio de pós-doutoramento na Universidade Católica de Brasília (2016). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Curso de Educação do Campo/Faculdade de Etnodiversidade, Campus de Altamira. É professora colaboradora do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação/PPGE/UFOPA e do Mestrado acadêmico de Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida - PPGSAQ/UFOPA; professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/ UFPA. Participa como pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/SECÇÃO-PA. Tem experiência na área de Educação Superior em nível de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e legislação educacional, gestão educacional, avaliação educacional, exclusão escolar, formação docente, educação do campo, historia da educação e educação integral de tempo integral.

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Ferreira, M. C. A., & Souza, M. de F. M. de. (2019). A visão dos alunos da educação profissional de nível médio sobre as políticas de permanência estudantil no IFPA. Educação, 44, e12/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644434876

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua