A educação de adultos na sociedade contemporânea: perfil de competências do educador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434349

Palavras-chave:

educação de adultos, competências do educador de adultos, estudo delphi.

Resumo

Os múltiplos desafios educativos e formativos de públicos adultos nas sociedades contemporâneas têm conduzido à necessidade, nos planos nacional e internacional, de mais reflexão e investigação em torno dos saberes e competências fundamentais dos profissionais da educação de adultos, de modo a potenciar uma atuação responsável e a prestação de serviços de qualidade. Neste âmbito, ouvir a voz dos que mais se têm dedicado à reflexão teórica e política, bem como a dos agentes que no terreno têm construído saber de experiência feito, reveste-se de grande importância. Este estudo pretende identificar as competências-chave do educador de adultos na sociedade contemporânea e contribuir para enriquecer o debate nacional internacional sobre o tema. De modo a cruzar pluralidades de olhares, levamos a efeito um estudo Delphi que integrou um painel de 14 especialistas do meio acadêmico e agentes do terreno com experiência substancial de trabalho com públicos adultos. Após a realização de 4 voltas foi possível chegar a um consenso significativo. A análise das competências propostas conduziu aos 7 seguintes clusters: ética; mobilização e valorização da experiência de vida; facilitação da aprendizagem; métodos e técnicas de educação, formação e aprendizagem; planejamento, gestão e avaliação do processo formativo; autodesenvolvimento; e ligação à comunidade. O conjunto das competências reportadas inscrevem-se maioritariamente em posicionamentos teóricos humanistas, reflexivos e críticos.

Biografia do Autor

Albertina Lima Oliveira, Universidade de Coimbra

Albertina Lima de Oliveira. Concluiu Especialização em Educação Permanente e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação em 2005. É da Universidade de Coimbra -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Publicou 36 artigos em revistas especializadas e 24 trabalhos em actas de eventos, possui 16 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 145 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 27 em Portugal. Orientou 1 tese de doutoramento e co-orientou 1, orientou 12 dissertações de mestrado e co-orientou 6 nas áreas de Ciências da Educação e Outras Ciências Sociais. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2009 e 2011 coordenou 1 projecto de investigação. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais. Nas suas actividades profissionais interagiu com 93 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Marco Antônio Franco Amaral, Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos

Possui graduação em Psicologia (UFU), licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Matemática, psicopedagogia, Mestrado (UFU) e doutorando na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É coautor do livro Aids o que pensam os Jovens: Políticas e Práticas educativas" publicado pela Unesco em 193 países. É Membro do Grupo Temático Jovem das Nações Unidas (ONU) e Membro Fundador da Escola Futuro Pré-Vestibular Alternativo. É membro do conselho consultivo da ONG Internacional Promundo. Atua nos seguintes temas: Psicologia da Educação, Educação de Adultos, Aprendizagem

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

Oliveira, A. L., & Amaral, M. A. F. (2019). A educação de adultos na sociedade contemporânea: perfil de competências do educador. Educação, 44, e45/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644434349

Edição

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