<b>Pedagogia universitária e formação docente: em foco o programa Ciclus</b>

Autores

  • Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos UFSM
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464443055

Palavras-chave:

Higher education pedagogy, education, teaching.

Resumo

A formação do professor é um processo contínuo que ocorre de maneira singular para cada docente, possuindo uma forma de acordo com as experiências que este vivencia. Cada docente é responsável por sua formação que através de experiências, tanto profissionais como pessoais, mobilizam saberes e fazeres que configuram sua prática educativa. É nesta perspectiva que é apresentado este trabalho que origina-se de uma pesquisa desenvolvida a partir de um convênio entre Brasil e Portugal, sobre a formação de professores atuantes no ensino superior, tendo como objetivo o conhecimento das significações dos professores universitários em relação ao seu papel docente e seu processo formativo. Essa pesquisa de cunho qualitativo se baseia na abordagem teórico- metodológica História de Vida, enfocando a trajetória profissional e os processos formativos dos docentes que estão fazendo parte do Programa CICLUS da Universidade Federal de Santa Maria. Essa investigação/formação vem produzindo através da compreensão da experiência instituída de formação dos professores iniciantes na carreira universitária, resultados sobre os processos de ensino aprendizagem na docência no ensino superior através de seus participantes oriundos de diferentes áreas de conhecimento.

Biografia do Autor

Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos, UFSM

Pedagoga, formada pela UFSM

Integrante do grupo GEPEIS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM

Professora da Rede Municipal de Ensino

Professora Pesquisadora I da Pedagogia EaD - UFSM

Valeska Maria Fortes de Oliveira, UFSM

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é Professora Titular, do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. É professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, integrando a Linha de Pesquisa:Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Participa do Comitê Científico do GT 08: Formação de Professores da ANPED. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social - GEPEIS e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Imaginário, Educação e Memória da UFPEL-RS.

Downloads

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Vasconcellos, V. A. da S. de, & Oliveira, V. M. F. de. (2011). <b>Pedagogia universitária e formação docente: em foco o programa Ciclus</b>. Educação, 36(2), 235–249. https://doi.org/10.5902/198464443055

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua