Educação histórica: percepção de crianças sobre tempo e espaço em imagens da cidade de Goiânia

Autores

  • Maria da Conceição Silva Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia – CP 131, CEP 74001-970, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Eunice Antunes Fleury Rede Municipal de Ensino de Goiânia, Goiás - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418703

Palavras-chave:

Educação histórica, Tempo, Espaço, Aprendizagem histórica.

Resumo

Esta pesquisa investiga exercícios produzidos por crianças de 10 anos de idade, que cursam a turma E, do Ciclo II, (5º ano do Ensino Fundamental), da Escola Municipal Prof. Lourenço Ferreira Campos, da cidade de Goiânia. O objetivo foi analisar como essas crianças se relacionam com o passado e como percebem a mudança no tempo e no espaço, a partir de três imagens da cidade de Goiânia em diferentes épocas. Foram selecionadas três fotos, dos anos de 1937, 1942 e 2011, para a realização da tarefa em sala de aula. Considerou que a cidade Goiânia foi planejada e começou a ser construída na década de 1930, e no ano de 1942 ocorreu o batismo cultural com as festividades cívicas promovidas pelo poder público.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva, Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia – CP 131, CEP 74001-970, Goiânia, Goiás, Brasil.

Professora Associada do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia – CP 131, CEP 74001-970, Goiânia, Goiás, Brasil.

Eunice Antunes Fleury, Rede Municipal de Ensino de Goiânia, Goiás - Brasil

Professora de História da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, Goiás - Brasil

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Silva, M. da C., & Fleury, E. A. (2015). Educação histórica: percepção de crianças sobre tempo e espaço em imagens da cidade de Goiânia. Educação, 40(3), 579–590. https://doi.org/10.5902/1984644418703

Edição

Seção

Dossiê: Educação Histórica e Ensino de História

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.