Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006)

Autores

  • Vania Grim Thies Universidade Federal de Pelotas
  • Eliane Peres Universidade Federal de Pelotas
  • Joseane Cruz Monks Secretaria Municipal de Educação de Pelotas Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417694

Palavras-chave:

História da Alfabetização, ensino da leitura e da escrita, livros e cartilhas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e problematizar alguns títulos de livros destinados ao processo inicial de ensino da leitura e da escrita, destacando algumas palavras recorrentes e expressivas. Os livros analisados fazem parte do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel). A análise, cujo referencial teórico-metodológico baseia-se em estudos do Círculo de Bakhtin, abrange os anos 50 até meados dos anos 2000. O estudo mostra que os títulos desses livros indicam os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização e as expectativas do que é alfabetizar-se e ser ‘alfabetizando’ em diferentes momentos históricos.

Biografia do Autor

Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.

Área: leitura, escrita (escolares e não escolares), cultura escrita, educação do campo, história da alfabetização.

Eliane Peres, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.

Área: leitura, escrita, livros escolares, história da alfabetização.

Joseane Cruz Monks, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Professora dos  Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Thies, V. G., Peres, E., & Monks, J. C. (2016). Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006). Educação, 41(3), 657–670. https://doi.org/10.5902/1984644417694

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua