<b>Yoga, imaginário e teorias espiritualistas da educação: um estudo de caso</b>

Autores

  • Denise Gelain Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Graciela Rene Ormezzano Universidade de Passo Fundo (UPF)

Palavras-chave:

Teachers, Yoga, Imaginary, Aesthetic education.

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa qualitativa, com base nas teorias espiritualistas e do imaginário, tendo como objetivo investigar o significado da prática do yoga com seis educadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de uma cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. Para a coleta de informações foi realizada uma oficina de educação estética composta de sete encontros e centrada na prática de koshas; após, aplicou-se a entrevista iconográfica grupal respondida através de desenhos e, para sua interpretação, a Leitura Transtextual Singular de Imagens (LTSI) desenvolvida por Ormezzano (2001). Os achados revelaram que o yoga despertou nos participantes a necessidade de ressignificação pessoal e maior familiaridade com a dimensão espiritual. A filosofia de vida do yoga com as educadoras pôde ser entendida como diretriz ousada, porém pertinente à efetivação de um processo que desenvolva essas profissionais em suas múltiplas dimensões, para que, assim, vivam de forma mais harmônica e equilibrada e tenham maior bem-estar.

Palavras-chave: Educadores. Yoga. Imaginário. Educação estética.

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Como Citar

Gelain, D., & Ormezzano, G. R. (2009). <b>Yoga, imaginário e teorias espiritualistas da educação: um estudo de caso</b>. Educação, 34(3), 501–512. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1611

Edição

Seção

Dossiê: Imaginário e Educação

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