<b>Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília</b>

Autores

  • Wivian Weller Universidade de Brasília (UnB)
  • Erika do Carmo Lima Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Ana Paula Barbosa Meira Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Affirmative action, Quotas, Youth, Race relations, Gender relations.

Resumo

O presente artigo apresenta experiências vividas por quatro universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas nos cursos de Engenharia Elétrica, Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). A escolha de tais cursos se deve à possibilidade de refletir sobre como distintos contextos, com diferentes reguladores situacionais, podem trabalhar na organização das representações de gênero e étnico-raciais das alunas e provocar estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação, tendo em vista o processo relacional de construção de identidades. Nosso interesse não é propiciar uma generalização, mas obter insights sobre as representações raciais e de gênero por meio de um diálogo que procure perceber significados atribuídos pelos sujeitos às situações de interação na vida escolar e acadêmica e problematizar os mecanismos que operam na constituição dessas significações.

Palavras-chave: Ações afirmativas. Cotas. Juventude. Relações étnico-raciais. Relações de gênero.

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Como Citar

Weller, W., Ferreira, E. do C. L., & Meira, A. P. B. (2009). <b>Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília</b>. Educação, 34(1), 77–94. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1590

Edição

Seção

Dossiê: Antropologia da Educação