<b> PEDAGOGIAS CRÍTICAS: REPENSANDO SEUS FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES</b>

Autores

  • Margarita Sgró

Resumo

O auge da administração e organização educacional, o planejamento, a avaliação, etc. como temas que dominam o campo da teoria da educação de maneira quase excludente, podem se caracterizar como objetos de estudo gerados pela hegemonia duma racionalidade instrumental, que entende a pedagogia como um saber sem entidade por ter recebido o impacto das criticas vertidas sobre os saberes normativos. Este artigo busca analisar a possibilidade duma pedagogia propositiva, que aceita as críticas a racionalidade moderna, reconhece a crise das idéias de “Progresso” e de “História” mas ao mesmo tempo pretende superá-la ao recolocar criticamente a idéia de “Formação Cultural” elaborada pela primeira Escola de Frankfurt e a categoria ética do “Outro,” extraída da ética libertadora de Enrique Dussel.

Biografia do Autor

Margarita Sgró

Profesora del área de Pedagogía de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro. Magister enEducación, cursando actualmente el Doctorado en el área de Filosofía e Historia en la Facultad de Educación de la

Universidad Estadual de Campinas.  San Pablo.  Brasil.

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Como Citar

Sgró, M. (2012). <b> PEDAGOGIAS CRÍTICAS: REPENSANDO SEUS FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES</b>. Educação, 09–22. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3679

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