<b>Experiências educativas em Química com jovens e adultos: incursões em ciência, trabalho e ideologia e suas implicações curriculares</b>

Autores

  • Alceu Júnior Paz da Silva
  • Luiz Carlos Nascimento da Rosa
  • Gustavo da Silva Flores
  • Narendranath Martins Costa

Palavras-chave:

Adult and Youth Education, Curriculum, Hegemony

Resumo

O cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho têm levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o imaginário de que a escolarização média é fundamental para a qualificação profissional e a conquista de (melhores) empregos. O objetivo deste trabalho é problematizar o currículo da disciplina de Química diante do interesse destes jovens e adultos em se qualificarem para o mundo do trabalho. Para isso utilizamos as contribuições da teoria social marxiana de Gramsci como instrumentos teórico-metodológicos a fim de investigarmos os aspectos hegemônicos nos quais o currículo está imerso. Tomando o currículo como espaço de disputa pela hegemonia social. Concluímos que é promissor explorar a abordagem histórica do conhecimento químico como elemento mediador de práticas educativas contra-hegemônicas.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Hegemonia.

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Como Citar

Silva, A. J. P. da, Rosa, L. C. N. da, Flores, G. da S., & Costa, N. M. (2015). <b>Experiências educativas em Química com jovens e adultos: incursões em ciência, trabalho e ideologia e suas implicações curriculares</b>. Educação, 34(2), 339–358. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/245

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