<b>Psicogênese da noção de violência: um estudo evolutivo a partir da perspectiva piagentiana</b>

Autores

  • Tamires Alves Monteiro Universidade Estadual Paulista, São Paulo, São Paulo
  • Eliane Giachetto Saravali Universidade Estadual Paulista, São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442361

Palavras-chave:

Violence, Social knowledge, Piagetian theory.

Resumo

O artigo apresenta parte de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a violência urbana. Participaram deste estudo 40 sujeitos com idade entre 6 e 15 anos, sendo 10 sujeitos de 06 anos, 10 de 09 anos, 10 de 12 anos e 10 de 15 anos, matriculados em duas escolas públicas: uma do interior do estado de São Paulo e outra da grande São Paulo. Os sujeitos foram submetidos a três procedimentos metodológicos: uma entrevista clínica, uma proposta de desenho e a análise de um filme. No presente artigo, são apresentados os dados obtidos a partir da aplicação da entrevista clínica, mais especificamente aqueles referentes ao eixo temático: “definição de violência”. Os resultados indicam que a maioria dos sujeitos apresenta dificuldades em compreender e definir o fenômeno da violência e sua complexidade. Tendem a associá-la somente a aspectos mais visíveis e concretos das situações ou conflitos, concentrando-se no nível mais elementar de compreensão da realidade social. A análise e o referencial teórico da pesquisa baseiam-se na perspectiva piagetiana sobre a construção do conhecimento social. Implicações pedagógicas a partir da realização de estudos psicogenéticos evolutivos, bem como do entendimento dos processos percorridos para a compreensão da realidade social também são apresentadas no artigo.

Biografia do Autor

Tamires Alves Monteiro, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, São Paulo

Pedagoga formada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, São Paulo

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Departamento de Psicologia da Educação da UNESP / Marília.

Downloads

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Monteiro, T. A., & Saravali, E. G. (2011). <b>Psicogênese da noção de violência: um estudo evolutivo a partir da perspectiva piagentiana</b>. Educação, 36(2), 279–296. https://doi.org/10.5902/198464442361

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua