Normas da Revista

A Revista Educação (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área da Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. Compreendem-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros, nem artigos publicados em anais de eventos científicos. 

A Revista adota o modelo de Publicação Contínua, através da publicação dos artigos anuais em uma única edição. Por decisão do Conselho Editorial, poderão ser publicados blocos temáticos em seus volumes. A Revista é organizada em sessões de – Demanda Contínua e Resenha.

O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). A publicação de um artigo implica na cessão integral dos direitos autorais à Educação (UFSM) – Revista do Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Maria, para divulgação por meio eletrônico – internet.  

A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a um volume anual publicado.

Não é cobrada taxa para submissão nem publicação de artigos.

A Revista Educação (UFSM) possui um modelo para o envio dos artigos, o qual pode ser encontrado abaixo. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista.

Template (Word)

Template (LibreOffice)


1. A Revista Educação (UFSM) publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade. A originalidade do texto deve ser declarada na Declaração de originalidade e direitos autorais. Esse documento precisa ser preenchido com os dados do primeiro autor do texto e ser por ele assinado. Após isso, a Declaração deve ser digitalizada e inserida como documento suplementar no momento da submissão do artigo. 

2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, resultados de pesquisas, ensaios e resenhas.

3. Os trabalhos deverão ser enviados ao Editor Chefe, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

4. A Revista, através do editor científico/seção ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

5. Os artigos que são resultados de pesquisas que envolvem seres humanos (entrevistas, experimentações, etc.) devem indicar o respeito aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Quando houver a permissão para a identificação do sujeito e ou uso de imagens, é preciso informar em nota. É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições que assim o solicitarem. Em caso de artigos internacionais, os autores também devem declarar a adoção de procedimentos éticos de produção de dados com seres humanos. Todas as pesquisas desta seção, que envolvam seres humanos, devem vir acompanhadas da aprovação pela aprovação em Comitê de Ética, e ser submetido como documento suplementar.

6. Caso haja, deve ser indicado em nota de rodapé, no início do texto a fonte de financiamento relacionado ao trabalho a ser publicado.

7. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 4500 a 7000 palavras, não contados os resumo e as referências.

8. Os textos de resenha deverão ter cerca de 1500 a 2000 palavras. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da Educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da Educação.

9. Os artigos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Figuras deverão vir anexadas junto ao template, em formato JPEG. Tabelas ou quadros deverão ser elaboradas através da própria ferramenta de tabelas do Microsoft Word, com dimensões adequadas. O artigo deve ser enviado pelo SEER na forma de transferência do manuscrito.

10. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Destaca-se que ao menos, um dos autores deve ter título de Doutorado. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato. No item URL deve ser disponibilizado o link do currículo Lattes, bem como do Orcid.

11. Os artigos escritos em Português deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Inglês. Os artigos escritos em Inglês deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português. Os artigos escritos em Espanhol, Italiano, Francês e Alemão deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português e Inglês.

12. O texto deverá apresentar, inicialmente, os resumos entre 150 a 250 palavras, para isso, ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas três palavras-chave. 

13. O número de autores recomendado por artigo é de, no máximo, cinco; após o terceiro, os dois últimos autores terão que declarar qual função exerceram junto ao texto.

14. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas finais deve ser para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras em cada nota. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

15. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da Educação.

16. As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que:

 – citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

 Exemplos:

 No final da citação: “Citação” (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

 No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) diz que: “[...] citação”.

 – citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO, ano, p. 123).

 – citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.

 – devem ser usados os seguintes recursos:

 [...] para indicar supressões;

 [   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

 itálico para dar ênfase;

(informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: 1Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.

grifo do autor ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo do autor)

17. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

18. A revisão ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

19. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Incluir somente obras mencionadas no texto.

 NORMAS:

 Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

 – Autor pessoal

 ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), Nome e Sobrenome. Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano.

 – Até 3 autores

 SILVA, Emanuel Tavares; GOMES, Galvão Vieira; SOUZA, Maria Nunes. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

 – Mais de 3 autores

 SILVA, Emanuel Tavares. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

 – Organizador (es), coordenador (es), tradutor (es)

 SILVA, Emanuel Tavares; GOMES, Galvão Vieira. (Orgs.). Título: subtítulo. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

 – Autor entidade

 BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano.

 – Autoria desconhecida

 PRIMEIRA palavra do título. Local:  Editora, ano.

 – Partes/capítulo de obra

 SILVA, Emanuel Tavares. Título da parte. In: SOUZA, Maria Nunes. (Org.). Título da publicação: subtítulo. Local: Editora, ano. p. 3-9.

 SILVA, Emanuel Tavares. Título da parte. In: SILVA, Emanuel Tavares (mesmo que o autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. p. 3-9.

 Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line

 SILVA, Emanuel Tavares. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.

 SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.

 SILVA, Emanuel Tavares. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: http://www.ufsm.br. Acesso em: 3 jan. 2000.

 VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: http://www.url completa. Acesso em: 3 jan. 2000.

 – Eventos (trabalhos apresentados)

 SILVA, Emanuel Tavares.; GOMES, Galvão Vieira. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex.: ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

 – Eventos (trabalhos apresentados) on-line:

 SILVA, Emanuel Tavares.; GOMES, Galvão Vieira. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos... Local: Editora, ano. Disponível em: http://www.url completa. Acesso em: 3 jan. 2000.

 – Artigos e/ou matéria de revista

 SILVA, Emanuel Tavares. Título do artigo. Título da revista, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

 – Artigos on-line

 SILVA, Emanuel Tavares. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: http://www.url completa. Acesso em: 3 jan. 2000.