A participação das famílias como uma política educativa

Autores

  • Simone Santos de Albuquerque UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449309

Palavras-chave:

Educação, Lógicas familiares, Lógicas escolares

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464449309

O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada “Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças”. O estudo com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico partiu do princípio do pesquisador estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, provocando uma “escuta” atenta, bem como uma possibilidade de problematizar a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.

 

Palavras- chave: Educação, Lógicas Familiares, Lógicas Escolares

Biografia do Autor

Simone Santos de Albuquerque, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Departamento de Estudos Especializados (DEE) na área de Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de estudos em Educação Infantil e Infâncias(GEIN/UFRGS) na linha de pesquisa Políticas e Pedagogias da Educação Infantil. Pesquisadora do Núcleo de Estudo em Educação das Infâncias (NEPE/FURG). Militante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil- MIEIB e Membro da Coordenação do Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil- FGEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, e seus temas de estudo e pesquisa vincula-se às temáticas da educação infantil, infâncias, famílias, contextos familiares e políticas e pedagogias para a pequena infância.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Albuquerque, S. S. de. (2014). A participação das famílias como uma política educativa. Educação, 39(3), 617–628. https://doi.org/10.5902/198464449309

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua