Desafios da educação de crianças que residem com suas mães em unidade prisional: o papel da Universidade e do poder público

Autores

  • Andrea Cristiane Maraschin Bruscato UNIRITTER
  • Ana Cristina Rangel UNIRITTER

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448474

Palavras-chave:

Nursery, Education, Prison.

Resumo

O presente artigo apresenta o projeto de atenção ao desenvolvimento infantil dos bebês que residem com suas mães apenadas na instituição prisional Penitenciária Feminina Estadual Madre Pelletier/RS. Ele promove ações visando ao bem-estar físico, afetivo e sócio cognitivo das crianças entre 3 e 12 meses, na perspectiva do cuidar e educar. Estudantes da Pedagogia, sob orientação e supervisão de professores do Curso, planejam e desenvolvem atividades educativas duas vezes por semana, considerando as especificidades da rotina carcerária e as necessidades de desenvolvimento dos bebês. Porém, é preciso reconhecer que faltam políticas públicas comprometidas com as necessidades de desenvolvimento dessas crianças para que possam assegurar que o vínculo mãe-bebê se estabeleça da forma mais saudável possível.

Biografia do Autor

Andrea Cristiane Maraschin Bruscato, UNIRITTER

Mestre em EDUCAÇÃO - FACED/PÓS/UFRGS (2008) na linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. É Professora horista do UniRitter, nos cursos de graduação (letras e pedagogia) e pós-graduação lato sensu. Participa da Pesquisa Docente Educação Integral em escolas públicas e privadas: semelhanças e diferenças" junto à Dra. Maria Beatriz Titton. Coordena os Projetos de Extensão Educação Integral, e Projeto de Atenção em Educação Infantil na Unidade Prisional Madre Pelletier.

Ana Cristina Rangel, UNIRITTER

Atualmente é titular e Coordenadora do Cuso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação, conhecimento matemático, construtivismo e educação infantil.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Bruscato, A. C. M., & Rangel, A. C. (2015). Desafios da educação de crianças que residem com suas mães em unidade prisional: o papel da Universidade e do poder público. Educação, 40(2), 401–412. https://doi.org/10.5902/198464448474

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua