<b>A indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas</b>

Autores

  • Carmen Lúcia Dias Universidade do Oeste Paulista-Presidente Prudente/SP
  • Terezinha Ferreira da Silva Colombo Instituto de Ensino Superior de Garça/SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445062

Palavras-chave:

Indiscipline, Class meetings, Basic Education.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464445062

 

 

Os problemas de indisciplina e violência nas escolas nas últimas décadas se configuram num dos principais desafios a preocupar educadores em diversos países. A indisciplina é, em parte, produzida pelas relações interpessoais e esta poderá ser superada com a promoção de um trabalho amplo relacionado aos aspectos sociais. No que tange à sala de aula algumas propostas de superação se apresentam: o self-government (autogoverno) e assembleias de classe. O objetivo do presente estudo é evidenciar a importância das assembléias de classe, visando a construção de sujeitos morais autônomos, através de relações de cooperação, reciprocidade e respeito mútuo, com a perspectiva de superação da indisciplina. A partir da descrição de situações vivenciadas no contexto escolar por crianças de sete e oito anos, pertencentes a uma escola de ensino fundamental, situada na periferia de uma cidade do interior paulista, procurou-se evidenciar tal importância por meio da análise do pensamento e do desenvolvimento da moralidade (DELVAL, 2002) deste grupo, envolvendo dilemas reais emergidos da convivência entre professor/aluno e aluno/aluno. A importância da utilização de recursos como as assembléias de sala de aula, fica evidenciada no presente estudo. Portanto, o espaço das assembléias de classe permite experiências conceituais concretas e práticas de democracia na escola, que poderão levar todos os membros da comunidade a vivenciarem um ambiente democrático e respeitoso, contribuindo para a educação e cidadania.

Palavras-chave: indisciplina, assembléias de classe, ensino fundamental.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista-Presidente Prudente/SP

Docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Presidente Prudente, SP ; professora e coordenadora de projetos da Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão - Marília. Fez mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em: desenvolvimento e aprendizagem; interação professor-aluno; métodos e técnicas de ensino; psicologia cognitiva; desenvolvimento moral. Apresenta produção bibliográfica variada, publicada sob a forma de artigos em revistas especializadas, capítulos de coletâneas e livros. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em “Epistemologia Genética e Educação” - GEPEGE - Universidade Estadual Paulista , Marília, SP e do Grupo de Pesquisa “Contexto escolar e processo de ensino-aprendizagem: ações e interações”, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Membro do Conselho Consultivo da Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Schème e parecerista de várias revistas nacionais.

Terezinha Ferreira da Silva Colombo, Instituto de Ensino Superior de Garça/SP

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Marília, SP; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM- UNICAMP/SP); coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Criativo- Marília/SP; docente e coordenadora do curso Superior em Pedagogia do IESG “Instituto de Ensino Superior de Garça” SP.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

Dias, C. L., & Colombo, T. F. da S. (2013). <b>A indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas</b>. Educação, 38(2), 361–374. https://doi.org/10.5902/198464445062

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua