<b>O corpo docente masculino: suas variações e (in)conformidades</b>

Autores

  • Rogério Machado Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Moraes Lima Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Cataria - CED/UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444824

Palavras-chave:

Body, Teaching, Masculinities, Creation.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444824

 

Nesse texto buscamos cartografar, a partir de uma interlocução com autores como Deleuze e Guattari e Nietzsche, o processo de variação-deslocamento-multiplicação do corpo masculino docente, a estética das sensibilidades e os agenciamentos corporais que os encontros pedagógicos inspiram. O corpo-docente-masculino, suas variações e (in)conformidades, será tomado como plano de inscrição e veículo das forças afectivas e vibratórias que por ele passa e o coloca em movimento de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Problematizaremos, assim, o lugar do encontro pedagógico como possível dispositivo maquínico, apontando para a ideia de que os agenciamentos produzidos a partir daí operam na criação de experimentações corporais que deslocam o corpo masculino dos lugares consagrados pela norma e o aproxima do corpo-masculino-marginal, prenhe de devires e (des)organizado: corpo sem orgãos.

Palavras-chave: corpo, docência, masculinidades, criação.

Biografia do Autor

Rogério Machado Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Patrícia Moraes Lima, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Cataria - CED/UFSC.

Professora do Centro de Educação da UFSC no departamento de Metodologia de Ensino (MEN) . Doutora na área da educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

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Publicado

2013-02-04

Como Citar

Rosa, R. M., & Lima, P. M. (2013). <b>O corpo docente masculino: suas variações e (in)conformidades</b>. Educação, 38(1), 123–135. https://doi.org/10.5902/198464444824

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua