Contribuições do pós-colonialismo para o currículo cultural da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644437352

Palavras-chave:

Educação Física, Pós-colonialismo, Currículo cultural.

Resumo

Percepções apressadas afirmam que os problemas do colonialismo foram dissolvidos, finalizados, e que agora vivemos numa época livre de qualquer conflito ou tensão. O pensamento pós-colonial acena o contrário. Persiste um nítido reconhecimento que forças de dominação apenas se ressignificaram, marcando a passagem de uma configuração ou conjuntura histórica de poder para outra, assim, problemas de dependência, subdesenvolvimento e marginalização, situações bem características do período colonial, persistem de maneira vigorosa na pós-colonialidade. Num esforço para descolonizar o currículo da Educação Física, um grupo de docentes deixou-se inspirar pelos argumentos pós-colonialistas e desenvolveu experiências pedagógicas em escolas públicas de Ensino Fundamental. Os documentos que os professores produziram como forma de registro da prática pedagógica foram submetidos ao confronto com o referencial pós-colonial de Homi Bhabha e da perspectiva cultural da Educação Física. Os resultados evidenciam uma prática político-pedagógica a favor de quem sofreu, e ainda sofre, com a mão pesada do poder imperial colonial.

Biografia do Autor

Flávio Nunes dos Santos Júnior, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo

Licenciado em Educação Física e Pedagogia. Realiza o Mestrado em Educação na FEUSP.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo, São Paulo

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Júnior, F. N. dos S., & Neira, M. G. (2019). Contribuições do pós-colonialismo para o currículo cultural da Educação Física. Educação, 44, e85/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644437352

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