A educação moral na escola: revisões e alternativas a partir das contribuições da Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436436

Palavras-chave:

Educação Moral, Escola, Práxis Docente.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão da Educação Moral na escola brasileira, a partir de documentos oficiais, e propor alternativas para a práxis docente nesta área do conhecimento, com base nos estudos da Psicologia e Epistemologia Genética. Para tanto, realizamos uma pesquisa analítica de revisão da Educação Moral no Brasil e sobre a necessidade de resgatar esse tema frente aos novos desafios contemporâneos no que tange a construção de valores morais, sob a perspectiva piagetiana. Os resultados demonstram a necessidade premente de retomar a questão da educação em valores nas pautas educacionais e ratifica a importância do diálogo interdisciplinar entre a Psicologia e a Educação voltado a esse fim.

Referências

ALVES, Ariadne Dettmann; ALENCAR, Heloisa Moulin de; ORTEGA, Antonio Carlos. Exemplos sobre a importância do amor: estudo com crianças no contexto da moralidade. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 261-272.

ALVES, Ariadne Dettmann; ALENCAR, Heloisa Moulin de; ORTEGA, Antonio Carlos. Moralidade e concepção de amor em crianças de 6 e 9 anos. Rev. Psicopedag. [online]. 2014, vol.31, n.94, pp. 21-34.

ALVES, Ariadne Dettmann; ALENCAR, Heloisa Moulin de; ORTEGA, Antonio Carlos. O juízo de crianças sobre a possibilidade de amar um amigo, um inimigo e um desconhecido. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp. 529-548.

ARIELY, Dan. A mais pura verdade sobre a desonestidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1973, v.4.

BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael. A Construção da competência moral e a formação do psicólogo. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael. Experiências bem sucedidas de educação moral e educação em valores – algumas definições. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

BATAGLIA, Patricia Unger Raphael; MORAIS, Alessandra de; LEPRE, Rita Melissa. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 15, n. 1, p. 25-32, abr. 2010.

BELUCI, Thaise; SHIMIZU, Alessandra Morais. Injustiças no cotidiano escolar: percepções de membros de uma escola pública. Psicol. Esc. Educ. 2007, vol.11, n.2, pp.353-364.

BRASIL. Decreto-lei n. 869, 12 set. 1969. Legislação de Ensino de 1º e 2º graus. Secenp. V.01, p.386, 1969.

BRASIL. Lei Federal 8663, 14 jun. 1993. Legislação de Ensino de 1º e 2º graus. Secenp. V.20/21, p. 35, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017.

BUENO, Vera Cristina de Andrade. Juízos reflexivos teleológicos e sua relação com o sentimento de prazer e desprazer. Trans/Form/Ação [online]. 2009, vol.32, n.1, pp.73-84.

CAMINO, Cleonice; BATISTA, Lucilene; REIS, Regina; RIQUE, Júlio; LUNA, Verônica; CAVALCANTI, Maria da Graça. A transmissão verbal de valores morais em personagens de TV. Psicologia Reflexão e Crítica, 7(1), 29-49, 1994.

CAMINO, Cleonice; GALVÃO, Lilian; RIQUE, Júlio. Da Justiça ao Direito. Psicologia em Revista, 14(1), 1-8, 2008.

CHAUÍ, Maria Helena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

D´AUREA-TARDELI, Denise. Os valores morais e a criança: Um breve estudo sobre a manifestação da solidariedade em crianças. Revista de Psicologia da UnC (Santa Catarina), 1(3), 38-53, 2004.

DELL’AGLIO, Débora Dalbosco; HUTZ, Cláudio Simon. Padrões evolutivos na utilização dos princípios de justiça distributiva em crianças e adolescentes no Sul do Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14(1), 97-106, 2001.

DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato; BORDINI, Gabriela Sagebib; SPERB, Tania Mara; FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Pesquisas Sobre Desenvolvimento Moral: Contribuições da Psicologia Brasileira. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v. 44, n. 3, pp. 342-351, jul./set. 2013.

FERREIRA, Patrícia Elisabeth. A honestidade como valor moral: uma construção possível e necessária na escola. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica. Orientação: Prof.ª Dr.ª Rita Melissa Lepre. Faculdade de Ciências: UNESP/Bauru, 2018.

FINKLER, Mirelle; CAETANO, João Carlos; RAMOS, Flávia Regina Souza. Ética e valores na formação profissional em saúde: um estudo de caso. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2013, vol.18, n.10, pp.3033-3042.

FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; SILVEIRA, Paula Grazziotin; PIETA, Maria Adélia Minghelli. Sentimento de gratidão em crianças de 5 a 12 anos. Psicologia em Estudo, 14, 243-250, 2009.

FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; TUDGE, Jonathan Richard Henry; PALHARES, Fernanda; PRESTES, Andressa Carvalho. Relações entre Desenvolvimento da Gratidão e Tipos de Valores em Jovens. Psico-USF [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.13-24.

GALVÃO, Lilian; COSTA, Joseli Bastos; CAMINO, Cleonice. Conhecimento dos Direitos Humanos por adolescentes privados de liberdade: Um estudo comparativo de duas instituições. Psico (PUCRS), 36(3), 275-282, 2005.

GAUTHIER, Jacques. O que é pesquisar – Entre Deleuze-Guattari e o candomblé, pensando mito, ciência, arte e culturas de resistência. Educação e Sociedade. Ano XX, n. 69, dezembro/99.

GOERGEN, Pedro. Educação moral hoje: cenários, perspectivas e perplexidades. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 737-762, out. 2007.

GOERGEN, Pedro. Educação moral: adestramento ou reflexão comunicativa?. Educ. Soc. [online]. 2001, vol.22, n.76, pp. 147-174. ISSN 0101-7330.

KOGA, Viviane Terezinha; ROSSO, Ademir José. Análise da produção científica acerca da educação moral na escola. Psicol. educ., São Paulo, n. 43, p. 47-57, dez. 2016 .

LA TAILLE, Yves. A importância da generosidade no início da gênese da moralidade na criança. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(1), 9-17, 2006.

LA TAILLE, Yves. Desenvolvimento humano: contribuições da psicologia moral. Psicol. USP, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 11-36, Mar. 2007 .

LA TAILLE, Yves. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEPRE, Rita Melissa. Por que estudar a moralidade humana e seus possíveis desdobramentos? In. MARTINS, Raul Aragão; CRUZ, Luciana Nogueira (Orgs). Desenvolvimento sócio moral e condutas de risco em adolescentes. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

LOMBARDI, J. C. Ética e educação – reflexões filosóficas e históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.

LUCCA, Maria da Graça; SHIMIZU, Alessandra Morais; BELUCI, Terezinha. A opinião do jovem em relação ao rebaixamento penal: Uma análise à luz da Psicologia Moral. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, FASU-ACEG/Garça, 3(4), 1-6, 2005.

MARTINS, Luzia Teixeira; AGLI, Betânia Alves Veiga Dell'. Valores de Motoristas de Caminhão: o que lhes causa Admiração e Indignação? Psicol. cienc. prof. [online]. 2014, vol.34, n.4, pp.894-915.

MENIN, Maria Suzana de Stefano; BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael; ZECHI, Juliana Aparecida Matias. Projetos bem-sucedidos de educação em valores: relatos de escolas públicas brasileiras. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. Atitudes de adolescentes frente à delinqüência como representações sociais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(16), 125-135, 2003.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. Representações sociais de justiça em adolescentes infratores: Discutindo novas possibilidades de pesquisa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(1), 59-71, 2000.

MENIN, Maria Suzana de Stefano; SOUZA. Representações de lei em adolescentes de uma cidade de São Paulo. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), 9(3), 199-210, 2003.

MIRANDA, João Gabriel. Educação moral no ensino médio: possibilidades de intervenção em uma escola de ensino integral. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru, 2018.

OLIVEIRA, Alana Paula; MENIN, Maria Suzana de Stéfano. Educação moral na contemporaneidade: uma análise de projetos de escolas públicas do estado de São Paulo. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, número especial 1, p. 159-178, jan. 2015

PAVAO, Aguinaldo. O caráter insondável das ações morais em Kant. Trans/Form/Ação [online]. 2007, vol.30, n.1, pp.101-113.

PERINE. M. Quatro lições sobre a ética de Aristóteles. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1932/1994.

PIAGET, Jean. A educação da liberdade. In. Sobre a Pedagogia. Textos Inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1945/1998.

PIAGET, Jean. É possível uma educação para a paz? In. Sobre a Pedagogia. Textos Inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1934/1998.

PIAGET, Jean. O espírito de solidariedade e a colaboração internacional. In. Sobre a Pedagogia. Textos Inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1931/1998.

PIAGET, Jean. Observações psicológicas sobre o self-government. In. Sobre a Pedagogia. Textos Inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1934/1998.

PIAGET, Jean. Os procedimentos de Educação Moral. In. MACEDO, L. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1930/1996.

RAVA, Paula Grazziotin Silveira; FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Gratidão e sentimento de obrigatoriedade na infância. Psico-USF [online]. vol.18, n.3, pp.383-394, 2013.

RIQUE, Júlio; CAMINO, Cleonice. O perdão interpessoal em relação a variáveis psicossociais e demográficas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(3), 525-532, 2010.

RIQUE, Júlio; CAMINO, Cleonice; ENRIGHT, Robert; QUEIROZ, Pablo. Perdão interpessoal e contextos de injustiça no Brasil e Estados Unidos. Psico (PUCRS), 38(2), 182-189, 2007.

RIQUE, Júlio et al. Julgamento moral de jovens em diferentes contextos políticos. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 65, n. 2, p. 243-257, 2013.

RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline Maria Leal. Influência social, atribuição de causalidade e julgamentos de responsabilidade e justiça. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(1), 191-201, 2003.

SALES, Eliana da Mora Bordin. O conceito de justiça distributiva relacionado às normas sociais escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(1), 49-58, 2000.

SAMBUY, Marina Tommasini Carrara et al. Medida da sensibilidade ética: estudo em estudantes de Medicina na cidade de São Paulo. Relatório da pesquisa realizada junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Conselho Nacional de Pesquisa ─ PIBIC-CNPq. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 2005.

SAMPAIO, Leonardo; CAMINO, Cleonice; ROAZZI, Antonio. Justiça distributiva em crianças de 5 a 10 anos de idade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(2), 197-204, 2007.

SAMPAIO, Leonardo; CAMINO, Cleonice; ROAZZI, Antonio. Produtividade, necessidade e afetividade: Justiça distributiva e empatia em jovens brasileiros. Psicologia em Estudo, 15(1), 161-170, 2010.

SAMPAIO, Leonardo; MONTE, Franciela Félix de Carvalho; CAMINO, Cleonice; ROAZZI, Antonio. Justiça distributiva e empatia em adolescentes do Nordeste Brasileiro. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(2), 282, 2008.

SHIMIZU, Alessandra de Morais; MENIN, Maria Suzana de Stefano. Representações sociais de lei, justiça e injustiça: Uma pesquisa com jovens argentinos e brasileiros utilizando a técnica de evocação livre de palavras. Estudos de Psicologia (Natal), 9(2), 239-247, 2004.

SILVA, Nelson Pedro. Estudo sobre a fidelidade à palavra empenhada entre os estudantes. Psicologia em Estudo, 9(2), 229-242, 2004.

SOUZA, Leonardo Lemos de; VASCONCELOS, Mário Sérgio. Juízo e ação moral: desafios teóricos em psicologia. Psicologia & Sociedade, 21 (3), 343-352, 2009.

TAVARES, M.R.; MENIN, M.S.S. (Coord.) Avaliando valores em escolares e seus professores: proposta de construção de uma escala. Textos FCC, São Paulo: FCC-DPE, v.46, out. p. 1-85, 2015.

TAVARES, Marialva Rossi et al. Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cadernos de Pesquisa. V. 46, n. 159, p.186-210, jan./mar.2016.

TOGNETTA, Luciene; LA TAILLE, Yves de. A formação de personalidades éticas: Representações de si e moral. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(2), 181-188, 2008.

TRINDADE, Rui. A ação educativa como um empreendimento ético: uma reflexão que se quer mais urgente do que necessária. In: GARCIA, Joe; TRINDADE, Rui. (Orgs.). Ética e educação: questões e reflexões. Rio de Janeiro: WAK, 2012. p. 23-84.

VALE, Liana Gama do; ALENCAR, Heloisa Moulin de. Generosidade para com amigo, desconhecido e inimigo: Juízos morais de crianças e adolescentes. Interação em psicologia, 13(2), 299-310, 2009.

VALE, Liana Gama do; ALENCAR, Heloisa Moulin de. Generosidade versus interesse próprio: Juízos morais de crianças e adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(4), 423-431, 2008ª.

VALE, Liana Gama do; ALENCAR, Heloisa Moulin de. Juízos morais de crianças e adolescentes sobre ausência de generosidade e punição. Revista de Psicologia da Vetor Editora, 19(2), 235-244, 2008b.

WILLIGES, Flavio. Agentes morais e a identidade da filosofia de Hume. Kriterion [online]. vol.52, n.124, pp.397-415, 2011.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Lepre, R. M. (2019). A educação moral na escola: revisões e alternativas a partir das contribuições da Psicologia. Educação, 44, e80/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644436436

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua