Reforma do Estado e políticas de avaliação da qualidade da Educação Básica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436288

Palavras-chave:

Reforma do Estado, Avaliação, Política de Educação.

Resumo

A partir da revisão bibliográfica este ensaio tem como objetivo identificar o percurso histórico e os alicerces de destaque da teoria neoliberal e sua influência no Brasil a partir do início da década de 1990. Esse período é marcado pela recente redemocratização do país e estabelecimento legal das políticas sociais, entre elas a política de educação. Mas nesse momento de consagração de direitos, começa o processo de reforma do estado. A política de educação teve destaque dentro das reformas neoliberais, no qual o principal instrumento utilizado foram as avaliações em larga escala. A partir da adoção de receituários neoliberais, vê-se a negação dos preceitos constitucionais e a deficitária afirmação de direitos sociais. Para análise e problematização dessa temática, este artigo se divide em duas partes: i) “A Reforma do Estado e seus desdobramentos na política de educação brasileira”, que aborda a emergência da teoria neoliberal, seu alastramento no Brasil e impacto na política de educação; e ii) “Avaliação em Larga Escala”, que trata a forma como se dá a avaliação de políticas sociais, em especial na educação básica em larga escala. Compondo o trabalho também há as seções de introdução e considerações finais.

Biografia do Autor

Késia Silva Tosta, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Marlon Gomes Ney, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Doutor em Economia Aplicada pela Universida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora da Área de Política e Gestão Educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Tosta, K. S., Ney, M. G., & Silva, R. M. da. (2020). Reforma do Estado e políticas de avaliação da qualidade da Educação Básica no Brasil. Educação, 45(1), e55/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644436288

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