Ensino de História: Educação Histórica no contexto de mudanças das práticas pedagógicas (Paraná, 2008).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436242

Palavras-chave:

Ensino de História, Formação de professores, Educação Histórica, Diretrizes Curriculares de História /SEED-PR.

Resumo

Neste artigo partimos do contexto de discussão do ensino de História e suas relações no currículo escolar brasileiro considerando o surgimento de diferentes práticas pedagógicas. Apresentamos estudos acerca da conjuntura das mudanças de fins do século XX e incorporação de novos paradigmas ao ensino da disciplina como a Educação Histórica. Ressaltamos, conforme as Diretrizes Curriculares de História, no Estado do Paraná (DCE-SEED-PR/2008), um aporte teórico-metodológico embasado na compreensão da consciência histórica e elementos que se relacionam com a Educação Histórica, indicando à atuação pedagógica do professor a associação entre passado-presente, produção de narrativas e a aula oficina. Este artigo integra-se às investigações da tese de doutoramento em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina intitulada - Educação Histórica na formação e atuação dos professores: um campo em construção para os docentes da rede pública – SEED-PR, ressaltando a expansão das discussões em torno da temática da Educação Histórica que, em nossas hipóteses, influencia a formação e atuação de professores de História ressignificando suas práticas.

Biografia do Autor

Sueli de Fátima Dias, UEL - Universidade Estadual de Londrina; FAP - Faculdade de Apucarana; SEED-PR

Doutoranda em Educação na UEL - Universidade Estadual de Londrina; Professora da FAP - faculdadede de Apucarana; Professora da rede públicade ensino SEED-PR

Marlene Rosa Cainelli, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós-doutora em Educação Histórica pela Universidade do Minho – Portugal. Professora do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e Educação na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Dias, S. de F., & Cainelli, M. R. (2020). Ensino de História: Educação Histórica no contexto de mudanças das práticas pedagógicas (Paraná, 2008). Educação, 45(1), e54/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644436242