O desafio político da educação escolar: desdobramentos para pensar a Formação Inicial em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433460

Palavras-chave:

Escola republicana e democrática, Formação de professores, Responsabilidade social da escola

Resumo

A Formação Inicial (FI) em Educação Física (EF) tem sido foco de análises nos últimos anos, pois se constitui em tempo e espaço destinado à formação dos professores responsáveis por desenvolver a EF na escola sob o prisma de um componente curricular e não mais na perspectiva de “atividade”. Pensar a Educação Física Escolar (EFE) sob esse novo estatuto significa estruturar a ação docente conectada aos sentidos e responsabilidades da escola, o que pressupõe avaliar retrospectivamente o processo formativo desenvolvido. Nesse sentido, neste estudo, objetiva-se analisar as concepções que os professores que atuam na FI em nível de Licenciatura em EF possuem acerca das responsabilidades sociais da escola. Para isso, foi realizada uma pesquisa colaborativa, na perspectiva qualitativa, da qual participaram doze docentes que atuam na FI em EF. Os dados foram produzidos através de anotações em diário de campo e elaboração de narrativas docentes. Os resultados indicam haver heterogeneidade na compreensão acerca das responsabilidades sociais da escola, as quais foram divididas em quatro categorias: conhecimento de qualidade; responsabilidade social; necessidades e demandas sociais; valores morais. A impressão que se tem é que as concepções referentes às responsabilidades da escola, no contexto do estudo, além de heterogêneas, carecem de uma fundamentação teórica sistematizada, revelando um caráter fragmentário. Isso retrata certa “orfandade política” entre os professores da FI, e como na política não tem vácuo, a ausência de uma consciência republicana deixa margem para proposições subjetivas, as quais contribuem para manter a EFE numa condição de menoridade.

Biografia do Autor

Ivan Carlos Bagnara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim.

Doutor em Educação nas Ciências - UNIJUí. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), área de Educação Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim.  

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Doutor em Educação - UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado - da UNIJUí. Departamento de Humanidades e Educação.

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Bagnara, I. C., & Fensterseifer, P. E. (2020). O desafio político da educação escolar: desdobramentos para pensar a Formação Inicial em Educação Física. Educação, 45(1), e38/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644433460