Internacionalização da Educação Superior: lugar, sujeito e pesquisa como categorias substantivas de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433141

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação Superior, Universidade de Classe Mundial

Resumo

A internacionalização é uma questão de interesse crescente no contexto da Educação Superior (ES), principalmente pelos impactos da globalização dentro das instituições ao longo das últimas décadas. Este artigo busca aprofundar a análise de conceitos, políticas e ações orientadoras da internacionalização da ES, a partir de três instituições norte-americanas - Massachusetts Institute of Technology, Harvard University e Columbia University. O caminho metodológico foi percorrido a partir da abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental, a partir de duas questões de investigação:1) Que concepções de internacionalização de ES estão presentes nas instituições? e 2) Que políticas e ações de internacionalização estão presentes nas instituições? Três categorias substantivas foram identificadas: Sujeito, Lugar e Pesquisa. Essas, por sua vez, expressam conceitos que sustentam políticas e ações de internacionalização. Os Sujeitos, em vez de indivíduos desprovidos de sua identidade, foram identificados como o ponto de partida e a força motriz dos processos de internacionalização. Os Lugares são espaços inerentemente repletos de contradições e possibilidades, reunindo Sujeitos que podem contar com apoio e meios para construir pontes para atuar dentro de zonas de fronteira, em esforços interdisciplinares de Pesquisa para abordar questões complexas que afetam a humanidade.


Biografia do Autor

Marlize Rubin Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)

Dra. em Educação; Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.Visiting Scholar UGA/US

Hamilton de Godoy Wielewicki, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Dr. em Educação, Professor Adjunto do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Giovanna Pezarico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba.

Referências

AMERICAN COUNCIL ON EDUCATION (ACE). Mapping Internationalization on U.S. Campuses: 2017 Edition. Sponsor Nativas, Washington, DC, 2017.

ALTBACH, Philip G. Globalization and the university: Myths and realities in an unequal world, Tertiary Education & Management, 10:1, 3-25, 2004.

ALTBACH, Philip G.; SALMI, Jamil. The Road to Academic Excellence: The Making of World-Class Research Universities. The International Bank for Reconstruction and Development .The World Bank, 2011.

ALTBACH, Philip G.; WIT, Hans de; RUMBLEY Laura E.. Global

Perspectives on Higher Education. Volume 34 Center for International Higher Education, Boston College, USA. Series Editors, 2016.

BOGDAN, R.C. and BIKLEN, S.K. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theory and Methods. 5th Edition, Allyn & Bacon, Boston, 2007.

CHARLES, Chistophe; VERGER, Jacques. História das Universidades. São Paulo: Editora da Universidade Paulista, 1996.

CONFERÉNCIA REGIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR (CRES). Historia. Disponível em: http://www.cres2018.org. Acesso em: 3 jan. 2018.

COLUMBIA. Columbia World Projects - Office of the President April 11, 2017. Disponível em: https://president.columbia.edu/news/columbia-world-projects. Acesso em: 10 jan.2018.

COLUMBIA. Global Centers. Disponível em: https://globalcenters.columbia.edu. Acesso em: 3 fev. 2018.

COLUMBIA. Statistics & Facts. Disponível em: https://www.columbia.edu/content/statistics-facts. Acesso em: 10 fev. 2018.

EUROPEAN UNIVERSITY ASSOCIATION (EUA). Internationalization in European higher education: European policies, institutional strategies and EUA support, 2013.

EUROPEAN UNIVERSITY ASSOCIATION (EUA). Internalization Strategies. Disponível em: http://www.eua.be/policy-representation/internationalisation-of-he-and-research/internationalisation-strategies. Acesso em: 3 marc. 2018.

ESCOBAR, Arturo (2005). O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino- americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. Disponível em: http://www.clacso.org.ar/biblioteca. Acesso em 4 jun.2009.

FAUST, Drew. We Are All Harvard. Janeiro, 29 de 2017. Disponível em: https://www.harvard.edu/president/news/2017/we-are-all-harvard. Acesso em 10 jan. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

HARVARD - Worldwide. Disponível em: https://worldwide.harvard.edu/worldwide-data. Acesso em 10 jan. 2018.

HARVARD - International Affairs: Policies on International Projects and Sites. Disponível em: https://provost.harvard.edu/links/policy-and-guideline-category/international-affairs. Acesso em 5 jan. 2018.

HARVARD - Fact and Book 2016-2017. Disponível em: https://oir.harvard.edu/fact-book/faculty-and-staff-headcounts. Acesso em 5 jan 2018.

HAZELKORN, E. Rankings and the reshaping of higher education: The battle for world class excellence. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2011.

HORIZON. Policies, Information and Services. Disponível em: https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en. Acesso em: 3 marc. 2018.

JONES, Elspeth; COELEN, Robert; BEELEN, Jos; WIT, Hans de. (Ed). Global and Local Internationalization: Global Perspective in Higher Education. Volume 34. Published by: Sense Publishers, 2016.

JOHNSON-BAILEY, Juanita. Enjoining Positionality and Power in

Narrative Work: Balancing Contentious and Modulating Forces. In: DEMARRAIS, Kathleen B., LAPAN, Stephen D. Foundations for

Research: Methods of Inquiry in Education and the Social Sciences. New York: Routledge, 2003.

KNIGHT, Jane. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education 2004; 8; 5 DOI:10.1177/1028315303260832

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Quo vadis? Avaliação e internacionalização da educação superior na América Latina. In:

LEITE, Denise et.al. Políticas de evaluación universitaria em América Latina: perspectivas críticas. 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Instituto de investigaciones Gino Germani, 2012. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/posgrados/20120914120239/Politicasde EvaluacionUniversitaria.pdf. Acesso em: 20 ago. 2016.

LESTER, Richard K. (Associate Provost). A global strategy for MIT. May 2017. Disponível em: http://web.mit.edu/globalstrategy/. Acesso em: 10 fev.2018.

MAXWELL, Joseph A. Qualitative Research Design: An Interactive Approach: 41 (Applied Social Research Methods). 3rd ed. SAGE Publications. Kindle Edition, 2013.

MCCORKEL, Jill A.; MYERS, Kristen. What Difference Does Difference Make? Position and Privilege in the Field. Qualitative Sociology 26(2):199-231, January 2003. DOI: 10.1023/A:1022967012774

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. RBCS. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 32 n° 94 junho/2017, volume 32 n. 94 DOI 10.17666/329402/2017

MIANAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa social em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 2000.

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY (MIT) - Facts. Disponível em: http://web.mit.edu/facts/faqs.html. Acesso em: 10 fev. 2018.

MOROSINI, Marília C. Internacionalização da Educação Superior:

um modelo em construção? In: AUDY, Jorge L.N.; MOROSINI, Marília C. (orgs.) Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p-189-210, 2006.

PETERS, Michael A. Manifesto for the postcolonial university. Educational Philosophy and Theory, Routlendge, 20 Oct 2017.DOI: 10.1080/00131857.2017.1388660. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00131857.2017.1388660. Acesso em: 10 dez. 2017.

PLANNING AND INSTITUTIONAL RESEARCH (PIR) - Office of the

Provost. Disponível em: http://www.columbia.edu/. Acesso em: 3 mar. 2018.

RAYNAUT, Claude. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. PHLILIPPI JR, Alindo & NETO, Antonio J. Silva. Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação. Barueri, SP: Manole, 2011. pp.69-105, 2011.

SALMI, Jamil . The challenge of establishing world-class universities. 3rd International Conference on World-Class Universities (WCU-3). 2 - 4 November, 2009 Shanghai, China.

Sponsored by Thomson Reuters, 2009.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2015.

SOUSA SANTOS, BOAVENTURA. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez. (Coleção para um novo senso comum; v.4), 2006.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new brazilian university: a busca por resultados comercializáveis: para quem? Bauru: Canal 6, 2017.

WIELEWICKI, Hamilton de G. e RUBIN-OLIVEIRA, Marlize. Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha. Ensaio: Aval.Pol.Públ.Educ. Rio de Janeiro, vol.18, n.67, p215-234, Abr/Jun, 2010.

WIT, Hans de. Globalisation and Internationalisation of Higher Education. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). vol. 8, no 2, pp. 241-248. UoC. 2011.

WIT, Hand de. Internationalization of Higher Education, Historical Perspective .In: Shin; J. C. & Teixeira, P. (eds.), Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions. Disponível em:https://doi.org/10.1007/978-94-017-9553-1_222-1, 2018. Acesso em: 10 fev.2018.

ZAJDA, Joseph & RUST, Val (Ed). Globalization and Higher Education Reforms: The Globalization, Comparative Education and Policy Research series (volumes 15). Springer. DOI 10.1007/978-3-319-28191-9, 2016.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Oliveira, M. R., Wielewicki, H. de G., & Pezarico, G. (2019). Internacionalização da Educação Superior: lugar, sujeito e pesquisa como categorias substantivas de análise. Educação, 44, e103/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644433141

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua