Os Impactos Financeiros decorrentes da Redução do Número de Alunos por Turma: o caso português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432179

Palavras-chave:

Redução do Número de Alunos por Turma, Política Educativa, Economia da Educação.

Resumo

O presente artigo pretende promover a reflexão em torno dos benefícios decorrentes da diminuição do número de alunos por turma procurando, neste sentido, demonstrar que as despesas daqui resultantes são habitualmente sobrevalorizadas ao serem determinadas em função dos custos brutos de um trabalhador para o Estado e não tendo em conta os custos líquidos correspondentes. Para este exercício académico levou-se em linha de conta o caso português e os custos de um professor para o sistema público de ensino em Portugal. Tendo presente um percurso metodológico destinado a estimar não apenas os custos brutos, mas, igualmente, os custos líquidos da contratação de um docente a preços de referência de 2015/2016, e cruzando esse custo com as projeções de turmas a criar no sistema educativo português, no ano letivo de 2017/2018, a partir de um cenário de redução do número máximo de alunos por turma, estimou-se que os custos líquidos desta medida se irão situar na ordem dos 20 milhões de euros, um valor significativamente inferior aos que habitualmente são assumidos pelos decisores políticos e considerados no debate científico sobre essa medida de política educativa. Com este trabalho pretende-se contribuir para uma melhor reflexão sobre esta temática, sensibilizando diferentes atores educativos para uma aproximação mais fina à relação entre custos e benefícios diretos e indiretos que podem resultar de uma política de redução do número de alunos por turma.

Biografia do Autor

Pedro Ribeiro Mucharreira, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Professor Auxiliar Convidado.

Doutorado em Educação - Especialidade em Formação de Professores.

Belmiro Gil Cabrito, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Professor Associado Aposentado.

Luís Capucha, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Professor Auxiliar.

Referências

BANCO DE PORTUGAL. Estatísticas do Banco de Portugal – Indicadores Económicos. Disponível em: https://www.bportugal.pt/indicadores?mlid=1042. Acesso em: 1 mar. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BECKER, Gary. Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education. Chicago: University of Chicago Press, 1964.

BLATCHFORD, Peter; CHAN, Kam; GALTON, Maurice; LAI, Kwok; LEE, Chi. Class Size Eastern and Western Perspectives. New York: Routledge, 2016.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CAPUCHA, Luís; CABRITO, Belmiro; CARVALHO, Helena; SEBASTIÃO, João; MARTINS, Susana da Cruz; CAPUCHA, Ana Rita; ROLDÃO, Cristina; TAVARES, Inês; MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português. Lisboa: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/documento?i=a-dimensao-das-turmas-no-sistema-educativo-portugues. Acesso em: 29 dez. 2017.

CHINGOS, Matthew. The impact of a universal class-size reduction policy: Evidence from Florida’s statewide mandate. Economics of Education Review, n. 31, p. 543 – 562, 2012.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Organização Escolar: As Turmas. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2016.

DIÁRIO DA REPÚBLICA. Despacho Normativo n.º 13765/2004. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/3118423/details/normal?q=13765%2F2004. Acesso em: 4 abr. 2018.

FINN, Jeremy; ACHILLES, Charles. Tennessee´s Class Size Study: Findings, Implications, Misconceptions. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 21, n. 2, p. 97-109, 1999.

HANUSHEK, Eric. Assessing the Effects of School Resources on Student Performance: An Update. Educational Evaluation and Policy Analysis Summer, v. 19, n. 2, p. 141-164, 1997.

HARFITT, Gary James. Class Size Reduction. Key Insights from Secondary School Classrooms. Singapore: Springer, 2015.

JEPSEN, Christopher; RIVKIN, Steven. Class size reduction and student achievement: The potential tradeoff between teacher quality and class size. Journal of Human Resources, v. 44, n. 1, p. 223 – 250, 2009.

KRUEGER, Alan. Economic considerations and class size. Economic Journal, n. 113, p. 34 – 63, 2003.

KRUEGER, Alan. Experimental estimates of education production functions. The Quarterly Journal of Economics, v. 114, n. 2, p. 497-532, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Estatísticas da DGEEC. Disponível em: http://www.dgeec.mec.pt/np4/home. Acesso em: 16 fev. 2018.

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; ANTUNES, Marina Godinho. Os efeitos das variáveis macroeconómicas no desempenho das organizações: Evidência das pequenas e médias empresas em Portugal. Contabilidade & Gestão - Portuguese Journal of Accounting and Management – Revista Científica da Ordem dos Contabilistas Certificados, n. 17, p. 113-143, 2015.

NORMORE, Anthony; ILON, Lynn. Cost-Effective School Inputs Is Class Size Reduction the Best Educational Expenditure for Florida?. Educational Policy, v. 20, n. 2, p. 429-454, 2006.

PORDATA. Estatísticas de Portugal. Disponível em: https://www.pordata.pt/Portugal. Acesso em: 22 fev. 2018.

PSACHAROPOULOS, George; PATRINOS, Harry Anthony. Returns to Investment in Education: A Further Update. Education Economics, v. 12, n. 2, p. 111-134, 2004.

PSACHAROPOULOS, George. Returns to Investment in Education: A Global Update. World Development, v. 22, n. 9, p. 1325-1343, 1994.

SANT'OVAIA, Carlos; REIS, Rui Lopes. Retorno Fiscal do Investimento Público na Educação: caso do ensino secundário. Economia & Empresa, n. 8, p. 118-153, 2008.

SCHULTZ, Theodore. Investment in Human Capital. American Economic Review, v. 51, n. 1, p. 1-17, 1961.

SERVE. Financing class size reduction. Greensboro, NC: University of North Carolina School of Education, 2005.

WHITEHURST, Grover; CHINGOS, Matthew. Class Size: What Research Says and What it Means for State Policy. Washington D.C.: Brown Center on Education Policy, 2011.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

Mucharreira, P. R., Cabrito, B. G., & Capucha, L. (2019). Os Impactos Financeiros decorrentes da Redução do Número de Alunos por Turma: o caso português. Educação, 44, e29/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644432179

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua