Educação e complexidade: um diálogo possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644427228

Palavras-chave:

Educação, complexidade, sujeito transdisciplinar

Resumo

Por supor que a filosofia de Paulo Freire se encontra impregnada de elementos de complexidade, um dos princípios da transdisciplinaridade, este artigo analisa as premissas do pensamento complexo identificando suas aproximações com os pressupostos freirianos, entendidos como elementos organizadores do conhecimento e estimuladores do espírito problematizador-criativo dos sujeitos históricos atuantes na educação brasileira. O estudo aponta elementos da abordagem transdisciplinar no pensamento de Paulo Freire por ele vislumbrar a educação como caminho de autonomia e libertação, a partir de um método de ensino entendido como campo de construção de conhecimento que incorpora a dimensão ontológica do ser humano e a prática educativa formadora de um sujeito transdisciplinar comprometido com a geração de novas estratégias articuladas ao bem comum em um processo contínuo de aprendizagem e de atuação política.

Biografia do Autor

Elza Maria Neffa Vieira de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora Associada/Faculdade de Educação

Doutora em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2001); Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (IESAE/FGV/RJ, 1990); Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior de Valença da Funadação Educacional D. André Arcoverde (CESVA/FAA, 1984). Professora Associada da Faculdade de Educação; Coordenadora do Núcleo de Referência em Educação Ambiental e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Krishna Neffa Vieira de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente

Pós-Doutorando em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutor em Ciências Sociais pela Universiadade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2017) e Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ, 2009).

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

Castro, E. M. N. V. de, & Castro, K. N. V. de. (2018). Educação e complexidade: um diálogo possível. Educação, 43(2), 223–234. https://doi.org/10.5902/1984644427228

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