Possibilidades socioambientais e interdisciplinares da cidadania a partir do que dizem alunos e professores de uma escola pública de ensino fundamental em Salvador-Bahia

Autores

  • Isabelle Pedreira Déjardin Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423965

Palavras-chave:

Cidadania, Educação, Meio Ambiente.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a cidadania na formação de alunos de uma escola pública de ensino fundamental do bairro do Cabula, em Salvador, Bahia. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de setembro a dezembro de 2014. Assim, foram aplicadas entrevistas com quatro professores das turmas do turno matutino dos Temas Transversais de Cidadania, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia; questionários mistos foram aplicados com um total de quarenta alunos selecionados entre as respectivas turmas – dez por turma. Os resultados apontaram desafios e possibilidades socioambientais a partir da interdisciplinaridade do tema proposto.

 

Biografia do Autor

Isabelle Pedreira Déjardin, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento (Universidade Federal da Bahia). Professora da Faculdade Zacarias de Góes Vasconcelos (FAZAG-Bahia). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFBA (DMMDC). Professora da Plataforma Freire (PARFOR/Universidade do Estado da Bahia).

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

Déjardin, I. P. (2018). Possibilidades socioambientais e interdisciplinares da cidadania a partir do que dizem alunos e professores de uma escola pública de ensino fundamental em Salvador-Bahia. Educação, 43(1), 27–40. https://doi.org/10.5902/1984644423965

Edição

Seção

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