Histórias de vida e biografização: pesquisa sobre as marcas formadoras de professores da região sudeste do estado de Goiás através dos memoriais de formação

Autores

  • Cláudia Machado Programa de Pós-Graduação em Educação, Projeto HISTÓRIAS DE VIDA E BIOGRAFIZAÇÃO, Universidade Federal de Goiás.
  • Wolney Honório Filho Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Projeto HISTÓRIAS DE VIDA E BIOGRAFIZAÇÃO, Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423002

Palavras-chave:

Memorial, Formação de Professores, Marcas Formadoras

Resumo

Este artigo aborda os resultados da pesquisa realizada no Estágio de Pós-Doutorado, intitulada “Histórias de Vida e Biografização: Memoriais de Alunas do Curso de Pedagogia da UFG/Regional Catalão – 2015”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. A proposta de pesquisa foi a análise do sentido das marcas formadoras que profesores em formação produzem quando são submetidos à escrita de memoriais. Como questões de pesquisa investigou a relação entre memória e formação docente. Utilizamos como referencial teórico-metodológico as Pesquisas (Auto)Biográficas. A metodologia desenvolvida foi uma leitura transversal para análise do relato de formação dos alunos e das alunas, no ano de 2015. Como resultados encontramos que a escrita dos memoriais possibilitaram uma descoberta de como as escolhas profissionais, as vivências de sua formação acadêmica.

Biografia do Autor

Cláudia Machado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Projeto HISTÓRIAS DE VIDA E BIOGRAFIZAÇÃO, Universidade Federal de Goiás.

Aluno do Pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Projeto HISTÓRIAS DE VIDA E BIOGRAFIZAÇÃO, Universidade Federal de Goiás.

Wolney Honório Filho, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Projeto HISTÓRIAS DE VIDA E BIOGRAFIZAÇÃO, Universidade Federal de Goiás.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Projeto HISTÓRIAS DE VIDA E BIOGRAFIZAÇÃO, Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Machado, C., & Honório Filho, W. (2018). Histórias de vida e biografização: pesquisa sobre as marcas formadoras de professores da região sudeste do estado de Goiás através dos memoriais de formação. Educação, 43(1), 113–126. https://doi.org/10.5902/1984644423002

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua