<b>Jovens no Rio de Janeiro: percursos, inseguranças e riscos</b>

Autores

  • Beatriz Corsino Pérez NIPIAC/UFRJ
  • Lucia Rabello de Castro NIPIAC/ UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442107

Palavras-chave:

Youth, City, Insecurity, Conflict.

Resumo

Os jovens criam representações sobre a cidade a partir dos seus percursos e das relações que estabelecem com as pessoas e com o espaço. A diversidade da cidade pode ser vista como algo negativo, gerando medo e insegurança. Nesse artigo, investigamos como os jovens enfrentam os riscos da vida na cidade: que ações e estratégias usam, que espaços elegem freqüentar, que sentimentos emergem quando estão em lugares onde se sentem mais ou menos ameaçados. Para isso, realizamos entrevistas semi-estruturadas com sete jovens (quadro rapazes e três moças), com idades entre 18 e 28 anos, moradores de diferentes bairros e regiões da cidade do Rio de Janeiro. Na análise, percebemos como o sentimento de insegurança está relacionado aos vínculos que os jovens estabelecem com o espaço, com o seu conhecimento e o sentimento de pertencimento a um lugar. Discutimos o conflito vivido por alguns jovens de querer aproveitar as riquezas e a diversidade da cidade, sem se tornar indiferente à realidade de outras pessoas que sofrem com a violência e a precariedade dos lugares de onde vivem. Para outros jovens, a experiência urbana é marcada pelo desejo de ter acesso aos bens culturais e simbólicos da cidade, sem sofrer preconceitos e discriminação.

Palavras-chave: Jovens; Cidade; Insegurança; Conflito.

 


Biografia do Autor

Beatriz Corsino Pérez, NIPIAC/UFRJ

Mestre em Psicologia, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lucia Rabello de Castro, NIPIAC/ UFRJ

Professora Titular do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora geral do NIPIAC-Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercambio para a Infância e Adolescência Contemporâneas. Pesquisadora 1A do CNPq.

Downloads

Publicado

2011-04-19

Como Citar

Pérez, B. C., & Castro, L. R. de. (2011). <b>Jovens no Rio de Janeiro: percursos, inseguranças e riscos</b>. Educação, 36(1), 107–120. https://doi.org/10.5902/198464442107

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua