A crise do capital e a relação com a educação brasileira

Autores

  • Ivania Maria de Sousa Carvalho Rafael Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Luis Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Maria das Dores Mendes Segundo Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644419221

Palavras-chave:

Educação, Educação Profissional, Crise do Capital

Resumo

Este estudo trata da relação entre a crise do capital e a educação brasileira tendo como objetivo compreender a real função desempenhada pela educação profissional e seus desdobramentos na formação docente, no contexto atual através de um estudo teórico-bibliográfico embasado em autores que dão importância ao tema. Compreende-se a educação como um complexo advindo da categoria trabalho e, por ser também uma das instâncias da sociedade, contribui direta e indiretamente com o capitalismo através da formação de mão de obra para o mercado. Conclui-se que uma educação mesmo nos moldes do capital, pode desenvolver suas aspirações emancipadoras através de intercâmbio de processos de educação mais amplo como a própria vida e os setores que não estão ligados diretamente à educação.

Biografia do Autor

Ivania Maria de Sousa Carvalho Rafael, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Educação pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino - MAIE da UECE (FAFIDAM/FECLESC). Especialista em Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA(2003), é graduada em Pedagogia também pela URCA(2000). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crato e Professora Formadora na Universidade Aberta do Brasil UAB/IFCE. Tem experiências na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, trabalho e educação, formação docente.

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq. É professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Foi diretor eleito da Faculdade de Educação da UFC por 2 mandatos entre 2003-2011. Professor colaborador do mestrado intercampi Feclesc/Fafidam em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Coordena o Projeto de Pesquisa Intitulado ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL. Foi professor da educação básica por 10 anos. Tem cursos na área de educação no Instituto Aharon Ofri em Israel e no CPEIP no Chile. Atua nas áreas formação de professores; política educacional e financiamento da educação; movimentos sociais e escola; ensino de história e geografia; história da educação; sociologia e filosofia da educação; educação e religião; diretrizes curriculares; metodologias de ensino e ética. . Foi presidente do Fórum de Diretores de Centros e Faculdades de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR). É membro da Anfope (Associação Nacional para Formação de Profissionais em Educação) e colabora com o Instituto Anísio Teixeira (INEP/MEC) na qualidade de Avaliador do Basis para reavaliação e supervisão especial dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais em todo o Brasil. Membro do COMITÉ DE PARRAINAGE DU SÉMINAIRE MARX AU XXIe SIÈCLE do .Le Centre d Histoire des Systèmes de Pensée Moderne (CHSPM) Paris 1, PANTHÉON Sorbonne. (Texto informado pelo autor)

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1982); Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2005). Pós-Doutoranda pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do Professor Dr. José Francisco de Melo Neto (2014-2015). Atualmente é Coordenadora e Professora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE). Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE; Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC); Líder do grupo de pesquisa Ontologia Marxiana e Educação e pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO)/UECE. Editora da Revista Eletrônica Arma da Crítica (ISSN 19844735) Fortaleza/Ce. Tem experiência na área de Economia e Educação, com ênfase na ontologia marxiana, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da educação, políticas educacionais, financiamento da educação básica e formação de professores.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Rafael, I. M. de S. C., Ribeiro, L. T. F., & Segundo, M. das D. M. (2016). A crise do capital e a relação com a educação brasileira. Educação, 41(2), 375–386. https://doi.org/10.5902/1984644419221

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua