Educação para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e as Relações com a Politica de Avaliação em Larga Escala na Educação Básica

Autores

  • Verônica Gesser Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina
  • Lilia DiBello Barry University, USA.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418173

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Currículo, Políticas Publicas.

Resumo

Neste artigo tivemos a intenção de caracterizar as relações existentes entre a politica estratégica STEM estadunidense e as politicas de avaliação para a Educação Básica no Estado da Florida. Trata-se, portanto, de uma pesquisa cujos dados foram coletados nos documentos oficiais dos Estados Unidos e do Estado da Florida disponíveis online. Empregamos a análise de conteúdo como técnica no sentido de caracterizar o nível de correspondência, influencias e de relações entre os documentos oficiais de ambas as entidades. As relações que observamos por meio dos termos padronização, mensuração, treinamento, modelos, habilidades, áreas prioritárias, desempenho/progresso e desenvolvimento/crescimento profissional, neste caso, é o de alinhamento, de nivelamento de valores, de imaginários e de verdades determinadas por interesses de alguém ou de determinados grupos hegemônicos e que estão sendo legitimados pelo Estado.

 

 

Biografia do Autor

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina

Professora do PPGE da Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI.

Lilia DiBello, Barry University, USA.

Professora do PPGE da Barry University, USA.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Gesser, V., & DiBello, L. (2016). Educação para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e as Relações com a Politica de Avaliação em Larga Escala na Educação Básica. Educação, 1(1), 81–94. https://doi.org/10.5902/1984644418173

Edição

Seção

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