(Re)configuração curricular no processo de formação de professores e suas relações

Autores

  • Liliane Campos Machado Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - FE/UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415079

Palavras-chave:

Formação de professores, Profissão e Profissionalidade, Currículo

Resumo

Esse artigo resulta de uma investigação cujo objeto de pesquisa é o currículo e a formação de professores. Enfocamos algumas reflexões sobre um currículo para a formação de professores por acreditarmos que essa é um espaço para a construção curricular. A questão norteadora desse trabalho de pesquisa foi “Como o processo de formação de professores e suas relações produzem determinadas configurações de currículos?”. Objetivamos com esse estudo investigar a formação de professores como um espaço de construção curricular. Privilegiou-se a abordagem qualitativa na perspectiva histórico-cultural. O estudo evidenciou que o desenvolvimento curricular está diretamente relacionado ao desenvolvimento da formação do professor no que se refere aos saberes e as práticas.

Biografia do Autor

Liliane Campos Machado, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - FE/UnB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009).Pós-doutorado pela Universidade de Brasília - UnB. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros. Foi Professora concursada professora titular da Unimontes. Atualmente é professora efetiva - Ajunto I da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - FE/Unb. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação Tecnológica, formação de professores, didática e curriculo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, professor formador, ead, didática, currículo, saberes e práticas e perfil de professores.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Machado, L. C. (2016). (Re)configuração curricular no processo de formação de professores e suas relações. Educação, 41(2), 297–310. https://doi.org/10.5902/1984644415079

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua