Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e História

Autores

  • Adriano Bittencourt Andrade Universidade de Brasília e Colégio Militar de Brasília
  • Nadja Conceição de Jesus Miranda Universidade Federal da Bahia e Colégio Militar de Salvador
  • Dalila Flora Cardoso Varino Colégio Militar de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414994

Palavras-chave:

Letramento, Ciências Humanas, Estratégias comunicativas

Resumo

O artigo defende que o aprendizado é pessoal e subjetivo derivando, por conseguinte, de estratégias diferenciadas de acesso ao saber formal. Parte do pressuposto que há, invariavelmente, uma diversidade de formas para apreender um dado objeto e o ferramental a ser utilizado será, sempre, decorrente da combinação heterogênea entre contexto espaço-temporal, instituição de ensino, formação e motivação do professor e o aluno (contexto socioeconômico e individualidade). Assim, este escrito se defronta com uma questão nodal: Como, no ensino das Ciências Humanas, alcançar/comunicar-se com os alunos para além do texto formal?  Busca-se, então, compreender a possibilidade de letramento nas Ciências Humanas através da diversificação de estratégias de comunicação; entender as diferentes linguagens como instrumentos para a aproximação do conteúdo programático do cotidiano do aluno e apresentar desafios metodológicos para a utilização de instrumentos de comunicação.

Biografia do Autor

Adriano Bittencourt Andrade, Universidade de Brasília e Colégio Militar de Brasília

Licenciado em Geografia pela UCSal, Mestre em Geografia, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBa, pós-doutorado em curso pela UNB (Geografia), professor de Geografia do Colégio Militar de Brasília,

Nadja Conceição de Jesus Miranda, Universidade Federal da Bahia e Colégio Militar de Salvador

Doutoranda em Geografia pela UFBA. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual da Bahia (1993) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2006). É professora de História do Colégio Militar de Salvador.

Dalila Flora Cardoso Varino, Colégio Militar de Salvador

Possui Licenciatura Plena pela Universidade de São Paulo (1993), Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1993) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (2008). Atualmente é professora titular no Colégio Militar de Salvador-BA.

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

Andrade, A. B., Miranda, N. C. de J., & Varino, D. F. C. (2014). Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e História. Educação, 40(1), 215–228. https://doi.org/10.5902/1984644414994

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua