O brincar e as relações de gênero: reflexões de crianças e docentes

Autores

  • Cássia Cristina Furlan Universidade Estadual de Maringá
  • Verônica Regina Müller Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413728

Palavras-chave:

Brincar, Gênero, Trilhas da Diversidade.

Resumo

A pesquisa buscou analisar o que crianças e docentes pensavam a respeito do brincar e as questões de gênero. No total, participaram das intervenções com o jogo 18 crianças, sendo 10 meninos e 8 meninas, e 13 professoras, todos/as da cidade de Sarandi/PR. Os dizeres das crianças acerca das representações de gênero foram conseguidos a partir da aplicação do jogo Trilhas da Diversidade, dentro do Projeto Brincadeiras e, com as docentes, no ambiente escolar, utilizando-se do jogo, por meio da técnica de grupo focal. Por meio dos episódios, conversas e brincadeiras, compreendemos a diversidade de identidades e papéis que crianças e docentes constroem e assumem. Tanto em relação às crianças como às docentes, vários foram os momentos e situações em que o conflito se estabeleceu, advindo daí uma reflexão crítica.

Biografia do Autor

Cássia Cristina Furlan, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física (2009) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (2011), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP). Mestrado em Educação (2013) - UEM. Doutoranda em Educação - UEM.

Verônica Regina Müller, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura Plena de Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), Doutorado em História da Educação Social Contemporânea - Universidad de Barcelona (1996) e pós-doutorado na mesma área em Barcelona. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá (Graduação de Educação Física, Mestrado e Doutorado em Educação) e coordenadora do PCA (Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente).

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Furlan, C. C., & Müller, V. R. (2015). O brincar e as relações de gênero: reflexões de crianças e docentes. Educação, 40(3), 711–722. https://doi.org/10.5902/1984644413728

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua