Desenvolvimento Profissional,Profissionalidade e Formação Continuada de Professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais

Autores

  • Luís Alcoforado Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644411343

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional dos Professores, Profissionalidade, Relatos autobigráficos e formação continuada

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644411343

O debate sobre a contribuição das práticas de formação continuada para o desenvolvimento profissional e a construção da profissionalidade docente continua no centro dos debates atuais sobre educação. Ao longo deste artigo, e partindo de uma análise histórica e de um esclarecimento conceitual destas unidades de análise, procura-se trazer um olhar a partir das ciências da formação, problematizando a construção de uma proposta específica para a formação continuada dos professores, capaz de contribuir para uma ação transformadora ascendente, promotora de maior autonomia e responsabilidade, individual e coletiva. Debate-se igualmente a possibilidade dos relatos autobiográficos profissionais se poderem assumir como uma dessas práticas formativas, apontando-se algumas condições de desenvolvimento, nomeadamente as dimensões interativa, dialógica e emancipatória, para que seja possível cumprir esse objetivo

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Publicado

2014-01-14

Como Citar

Alcoforado, L. (2014). Desenvolvimento Profissional,Profissionalidade e Formação Continuada de Professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais. Educação, 39(1), 65–84. https://doi.org/10.5902/1984644411343

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas (Auto)Biográficas