Narrativas autobiográficas e representações: o entrelaçar de histórias docentes

Autores

  • Cláudia Regina Costa Pacheco Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Ibirubá, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644411342

Palavras-chave:

Narrativas Autobiográficas, Representações Sociais, Docentes.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644411342

Este trabalho analisa os conceitos de autoridade e autoritarismo através de narrativas autobiográficas de professoras de escolas de educação básica do município de Santa Maria RS e das representações sociais. Fez-se uso de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Utilizou-se da teoria das Representações Sociais e também da História Oral. O artigo divide-se em cinco partes. A primeira delas, aborda a História Oral como possibilidade de contar uma história do mundo contemporâneo. Na segunda, discute-se a Teoria das Representações Sociais como uma decodificação da vida cotidiana. Maffesoli (1998), na terceira parte, questiona o que seria melhor representar ou apresentar na construção da realidade. A quarta parte, reflete sobre as falas docentes e a bibliografia estudada. A última parte traz as falas dos professores sobre os conceitos de autoridade e autoritarismo docente.

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Publicado

2014-01-14

Como Citar

Pacheco, C. R. C. (2014). Narrativas autobiográficas e representações: o entrelaçar de histórias docentes. Educação, 39(1), 51–64. https://doi.org/10.5902/1984644411342

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas (Auto)Biográficas