Estado da arte de pesquisas junto a Matemática Financeira e a Educação Financeira entre 2010 a 2017
State of the art of research related to Mathematics Financial and Financial Education from 2010 to 2017
Liceia Alves Pires
Professora doutora na Universidade Estadual do Paraná, Paranaguá, Paraná, Brasil.
liceia.pires@unespar.edu.br - https://orcid.org/0000-0003-0386-6099
Rosa Lydia Teixeira Corrêa
Professora doutora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
rosa_lydia@uol.com.br - https://orcid.org/0000-0002-6416-4990
Recebido em 07 de janeiro de 2019
Aprovado em 09 de janeiro de 2019
Publicado em 31 de janeiro de 2021
RESUMO
O trabalho apresenta o estado da arte, sobre pesquisas que estão relacionadas à educação financeira e a Matemática Financeira no ambiente escolar entre os anos de 2010 a 2017. Pesquisou-se sobre o que foi publicado desde a educação básica até a educação superior, buscando estudos relacionados à História da Matemática Financeira como disciplina escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática. A investigação foi dividida em três momentos: no primeiro, foram realizadas pesquisas junto ao site da CAPES e do CNPq; em um segundo momento, pesquisou-se na web de um modo geral; e o terceiro, buscou-se livros que tratassem da matemática financeira, que não trouxessem apenas os conteúdos a serem trabalhados na educação básica ou superior, mas que tivessem outros elementos, como a história da matemática financeira ou como trabalhar a Matemática Financeira nos cursos de Licenciatura. Ao todo foram levantados sessenta e seis trabalhos compostos de artigos, monografias, dissertações, teses e capítulos de livros que abordam a matemática financeira e a educação financeira no âmbito escolar. Em todos os trabalhos pesquisados nenhum trata a história da Matemática Financeira como disciplina escolar, seja na educação básica ou na educação superior.
Palavras-chave: História das disciplinas; Matemática e Educação Financeira; Licenciatura em Matemática.
ABSTRACT
This paper presents the state of the art about surveys that are related to financial mathematics and education financial at school environment between 2010 to 2017. Research was done on what was published from basic education to higher education, pursuing studies related to history of Financial Mathematics as a school subject in the Degree courses in Mathematics. The research was divided into three moments: in the first, research was carried out at CAPES and CNPq; in a second moment it was searched in the web in general; and the third one sought books dealing with financial mathematics, which did not only bring the contents to be worked in basic or higher education, but which had other elements, such as the history of financial mathematics or how to work the financial mathematics in undergraduate courses.In all, sixty-six papers composed of articles, dissertations, theses and book chapters that deal with financial mathematics and financial education in the school context. Among all papers, no one treats the history of Financial Mathematics as a school subject, either in basic education or higher education.
Keywords: Subjects history; Mathematics and Financial Education; Degree in Mathematics.
Introdução
O estudo tem a finalidade de entender o que foi pesquisado na área de Matemática Financeira e de Educação Financeira no Brasil entre os anos de 2010 a 2017. Como este faz parte da primeira etapa de um projeto de tese que tem como objetivo entender como ocorreu à Institucionalização da disciplina de Matemática Financeira em um Curso de Licenciatura em Matemática em uma Universidade Estadual do Paraná, no âmbito da História das Disciplinas Escolares[1], entendeu-se ser importante verificar se existia algo parecido com o trabalho a que as pesquisadoras estavam buscando desenvolver. Nesse sentido, ancorou-se a definição de estado da arte em Romanowski e Ens (2006, p.39):
Estados da arte podem significar uma contribuição importante na constituição do campo teórico de uma área de conhecimento, pois procuram identificar os aportes significativos da construção da teoria e prática pedagógica, apontar as restrições sobre o campo em que se move a pesquisa, as suas lacunas de disseminação, identificar experiências inovadoras investigadas que apontem alternativas de solução para os problemas da prática e reconhecer as contribuições da pesquisa na constituição de propostas na área focalizada.
Desta forma, objetivou-se entender o que já havia sido pesquisado tanto na área de Matemática Financeira como na área de educação financeira, na educação básica e no ensino superior, de forma a contribuir para a elaboração do campo teórico e prático da tese doutoral em desenvolvimento.
Como no catálogo da Capes estavam disponíveis trabalhos entre os anos 2012 a 2016, optou-se por pesquisar por um período um pouco maior, entre 2010 a 2017, visto que haviam sido encontrados, em uma pesquisa aleatória, alguns trabalhos que se considerou interessante entre os anos de 2010 a 2011. Desta forma, dividiu-se a pesquisa em três diferentes momentos.
No primeiro, realizou-se uma busca no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e também no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre os meses de janeiro de 2017 a dezembro de 2017, por programas de mestrados e doutorados na área de educação, educação matemática, matemática e matemática aplicada e também por grupos e linhas de pesquisa. Esse levantamento foi com a finalidade de, posteriormente, encontrar nesses programas grupos de pesquisa e linhas de pesquisa trabalhos que estivessem direcionados à Matemática Financeira e a educação financeira. Ao todo foram encontrados trezentos e trinta e três programas distribuídos entre mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. Na sequência, encontraram-se vinte e nove trabalhos, destes nove artigos, dezessete dissertações e três teses.
No segundo momento, levantou-se na internet, tendo como buscador o google e as palavras-chave: Licenciatura em Matemática, Formação de Professores, Matemática Financeira, Educação Matemática e Matemática Financeira como Disciplina Escolar, que estão presentes em trabalhos acadêmicos entre os anos de 2010 a 2017. Nessa etapa geral, descartaram-se os trabalhos que foram citados no primeiro momento da busca. Ao todo foram encontrados trinta e quatro trabalhos, entre artigos, dissertações e teses.
O terceiro procedimento de pesquisa foi feito no site de busca, mais especificamente no google shopping, livros que tratassem da Matemática Financeira e da educação financeira. Com relação aos livros, percebeu-se que a grande maioria trata apenas dos conteúdos de Matemática Financeira, sejam eles com aplicações práticas ou com uso de tecnologias. Desse modo, para análise selecionaram-se três livros que tratam da Matemática Financeira de uma forma diferente, não apenas colocando as definições, exemplos e listas de exercícios.
Resultados obtidos no levantamento
Primeiro momento: pesquisas nos sites da CAPES e do CNPq
Busca no site da CAPES
Inicialmente, fez-se uma pesquisa ampla sobre Programas de Mestrado e Doutorado ofertados no Brasil com o objetivo de, numa pesquisa posterior, descobrir nesses programas o que estava sendo pesquisado sobre História da Matemática Financeira, Matemática Financeira e Educação Financeira.
A primeira investigação deu-se no site da CAPES, por meio da Plataforma Sucupira[2], por Programas em funcionamento nas áreas de Educação, Ensino e Matemática e na parte denominada área Básica, os Programas que apareceram foram na área de Matemática, Ensino da Matemática e Matemática Aplicada. Os dados estão compilados na Tabela 1.
Tabela 1: Programas no Brasil e suas respectivas Áreas Básicas
Programa |
Área Básica |
Mestrado Acadêmico |
Doutorado |
Mestrado Profissional |
Educação |
Ensino de Ciências e Matemática |
23 |
18 |
7 |
Educação |
Matemática |
30 |
20 |
82 |
Matemática |
Ensino de Ciências e Matemática |
28 |
18 |
20 |
Matemática |
Matemática Aplicada |
10 |
6 |
3 |
Ensino |
Matemática |
0 |
0 |
1 |
Ensino |
Ensino de Ciências e Matemática |
23 |
13 |
31 |
Total |
|
114 |
75 |
144 |
Fonte: Elaborado pelas autoras com base nos dados da Plataforma Sucupira 2017
Ao todo foram encontrados 333 Programas, distribuídos da seguinte forma: 114 em Mestrados Acadêmicos, 75 de doutorados, sendo a maioria nos programas de Educação, na área básica em Ensino de Ciências e Matemática e Matemática e 144 Mestrados profissionais, com a maioria no programa de Educação e área básica em Matemática.
Com relação ao mestrado acadêmico há um equilíbrio entre o número de Programas em educação, matemática e ensino envolvendo as áreas básicas de ensino de Ciências e matemática, porém no Programa de Ensino em matemática somente não foram encontrados mestrados acadêmicos, e nem doutorados, apenas um mestrado profissional.
Nos Programas de doutorado, foram encontrados números muito parecidos com os pertencentes à área de educação e matemática, especialmente na área básica de Ensino de Ciências e Matemática.
Com relação aos mestrados acadêmicos, há uma predominância pelo Programa de educação com área básica em matemática. Esses programas correspondem a cerca de aproximadamente 57% dos programas de mestrado acadêmico.
Os mestrados acadêmicos e mestrados profissionais correspondem a aproximadamente 77% de todos os Programas encontrados na Plataforma Sucupira, enquanto que os de doutorado correspondem a aproximadamente 23%, ou seja, há uma predominância de cursos de mestrado no Brasil que envolvem Programas de ensino, educação e matemática.
Levantamento no site do CNPq
Após o levantamento anterior, sobre os Programas de Mestrado e Doutorado, envolvendo o ensino, a educação e a matemática, pesquisou-se no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf, por Grupos de Pesquisa (GP) e Linhas de Pesquisa (LP), que têm como título História da Matemática Financeira.
Nessa busca não foram encontrados resultados que tivessem as palavras pesquisadas, assim, optou-se pela pesquisa por grupos que estudam sobre a Matemática Financeira e Educação Financeira tendo como Área a matemática e/ou a educação. Nesta encontraram-se os resultados apresentados na Tabela 2.
Tabela 2: Grupos de Pesquisa
Numero de Ordem |
Nome dos Grupos de Pesquisa/Líder |
01 |
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática Financeira, do IFES. Líder: Hélio Rosetti Júnior. |
02 |
Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática, da UTFPR. Líderes: Rudimar Luiz Nós e Olga Harumi Saito. |
03 |
Grupo de pesquisa em Linguagens e Tecnologias no Ensino da Matemática, do IFRJ. Líder: Pedro Paula da Cunha Machado. |
04 |
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do IFES, Líder: Helio Rossetti Júnior. 5) Grupo de pesquisa DENARIUS: e desenvolvimento em Educação Financeira, do INIFEI, Líderes: André Luiz Medeiros e José Gilberto da Silva |
05 |
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do IFES, Líder: Helio Rossetti Júnior. |
06 |
Grupo de Pesquisa em Matemática para o Ensino Médio, da CPII, Líder: Luciana Santos da Silva Martino. |
07 |
Grupo de Pesquisa em Ciências Aplicadas: Matemática, Estatística, Computação e Ensino, da UFRRJ. Líderes: Alba Regina Moretti e Marcia Costa Chaves. |
08 |
Grupo de pesquisa: GEMat-URJ: Grupo de Educação Matemática do CAp/UERJ, da UERJ, Lider: Ilydio Pereira de Sá. |
08 |
Grupo de pesquisa em Matemática Aplicada e Computacional do Polo Universitário do Sul Fluminense, do UFF. Líderes: Gustavo Benitez Alvarez e Emerson Souza Freire. |
10 |
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Matemática Aplicada (GPEMMA). UFPEL. Lideres: Patricia da Conceição Fantinal e Neide Pizzolato Angelo. |
11 |
Grupo de pesquisa DENARIUS: e desenvolvimento em Educação Financeira, do INIFEI, Líderes: André Luiz Medeiros e José Gilberto da Silva |
Fonte: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf (2017)
Na sequência, a procura foi feita pelas Linhas de Pesquisa. No tópico da plataforma onde aparece o termo: Aplicar a busca nos campos, foram selecionados: o nome da linha de pesquisa e também a palavra-chave da linha de pesquisa, procurando-se pelas palavras educação financeira e Matemática Financeira. Nessa investigação obteve-se as informações apresentadas no Quadro 1, abaixo.
Quadro 1: Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa |
Nº de Ordem |
Títulos das Linhas |
Matemática Financeira |
01 |
Aplicações de Tecnologias no Ensino de Matemática Financeira, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Financeira, o IFES |
02 |
Matemática Aplicada, Financeira e Modelagem Matemática, ligado ao grupo de pesquisa em Matemática para o Ensino Médio, do CPII. |
|
03 |
Finanças, ligado ao grupo de pesquisa: DENARIUS: Núcleo de pesquisa e desenvolvimento em educação financeira da UNIFEI |
|
04 |
Matemática Elementar, ligado ao grupo de pesquisa em Ciências Aplicadas: Matemática, Estatística, Computação e Ensino do UFRRJ |
|
05 |
Matemática Financeira e Formação de Professores, ligado ao grupo Cultura, negócios e meio ambiente no Recôncavo Baiano, na UNEB |
|
Educação Financeira |
01 |
Educação financeira, Grupo de Pesquisa: Aspectos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática, Grupo de pesquisa: Aspectos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática, Grupo de pesquisa no UFV. |
02 |
Educação Financeira, Grupo de pesquisa: Divulgação Científica e Cultural do UFMA. |
|
03 |
Educação Financeira, Grupo de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática, da UNOCHAPECÓ. |
|
04 |
Educação Financeira nas Escolas Básicas, Grupo de pesquisa: Linguagem e Tecnologia no Ensino da Matemática, do IFRJ |
|
05 |
Educação Financeira Universitária, Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Educação Financeira e Imóveis (NUPEFI), do IFPB |
|
06 |
Estudos de Sondagem de conhecimentos, Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica, da UFPE |
|
07 |
Matemática aplicada a finanças e a educação financeira escolar, Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Matemática Aplicada (GPEMMA), da UFPEL. |
|
08 |
Administração Geral, Empreendedorismo e Educação Financeira. Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas Aplicadas (CEPEA) da IFSP. |
|
09 |
Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão. Grupo de pesquisa: Caleidoscópio: Prisma em Finanças e Contabilidade da UFPE. |
|
10 |
Economia, Gestão e Finanças. Grupo de pesquisa: Observatório do Mundo do Trabalho da IFB. |
|
11 |
1) Educação Financeira no contexto da Educação Crítica. Grupo de Pesquisa: em Educação Estatística da UNESP. |
|
12 |
Educação Financeira, ligado ao grupo de pesquisa em Ensino da Matemática, da UTFPR. |
|
13 |
Educação Financeira nas Escolas Básicas, ligada ao grupo de pesquisa: Linguagens e Tecnologias no Ensino da Matemática, do IFRJ. |
|
14 |
A Educação Financeira na Formação Inicial e Continuada de Professores: Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística da UFF |
|
15 |
Matemática aplicada a finanças e a educação financeira escolar. Grupo de pesquisa: em Educação Matemática e Matemática Aplicada (GPEMMA) da UFPEL. |
Fonte: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf. (2017)
Percebeu-se, pela análise das informações, que aparecem cinco grupos com a palavra Matemática Financeira, e as pesquisas são as mais variadas, incluindo tecnologias no ensino, aplicações, formação de professores, entre outros.
Quando pesquisado sobre a educação financeira, as linhas de pesquisa são em maior número, representam três vezes mais se comparadas com as de Matemática Financeira.
Esse número maior de pesquisas na área da educação financeira pode estar ocorrendo pelo fato de, nos últimos anos, especialmente no Brasil, a educação financeira estar ganhando destaque devido à política de Estado - Decreto 7.397 de 22 de dezembro de 2010, que institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF):
Art. 1o Fica instituída a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária e contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores. (BRASIL, 2010)
Esse decreto impulsionou ações de forma integrada entre o poder público e a sociedade, a fim de melhorar a educação financeira da população brasileira. Para coordenar e executar planos e ações da ENEF, também em 2010, foi instituído o Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF)[3].
Para o Comitê, a escola é o espaço onde pode ocorrer a promoção da educação financeira e, nesse sentido, vem sendo capacitados professores para aderirem ao programa e estão sendo realizados projetos. Vale destacar que
O Brasil, desde 1999, participa das ações sugeridas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que, em 2003, aprovou um projeto em sua reunião ministerial com o objetivo de educar financeiramente as populações de seus países. Nos documentos da organização uma das ações previstas é a formação de formadores para levar as escolas a Educação Financeira (OCDE, 2005a, 2005b). Com base nas orientações da organização, surgiram algumas ações no país, vindas de setores privados como as instituições financeiras, que possuem caráter mais informativo que formativo. (STAMBASSI e SILVA, 2015, p. 1)
Desde o início dos anos 2000 já havia uma mudança no sentido de educar financeiramente a população e essa mudança vem sendo desenvolvida principalmente com relação à educação, por isso a inserção do tema em seus programas de ensino. Esse pode ser um fato que colabora para que exista um número maior de pesquisas nesta área.
Depois de identificados os grupos e as linhas de pesquisa, investigaram-se nas Instituições, onde os grupos de pesquisa estão alocados - artigos, dissertações e teses defendidas entre os anos de 2010 a 2017- com o intuito de descobrir sobre os principais assuntos abordados no contexto da Matemática Financeira e da educação financeira, que aparecem nos grupos e nas linhas de pesquisa, tanto em Matemática Financeira como em educação financeira.
Como nem sempre foi possível encontrar trabalhos relacionados ao grupo ou linha de pesquisa, foram também escolhidos como palavras de busca: o nome dos líderes, instituições de ensino, dentre outros termos que tivessem alguma relação com o grupo, linha, líder ou instituição.
Os dados estão compilados nos quadros abaixo. No Quadro 2, apresentam-se os grupos de pesquisas e suas linhas de pesquisa, bem como as dissertações encontradas entre os anos de 2010 a 2017 na área de Matemática Financeira. Foram localizadas sete dissertações, entretanto chama atenção o fato de não ter sido localizada nenhuma tese de doutorado
Quadro 2 - Dissertações e Teses vinculadas a grupos e linhas de pesquisa- Pesquisa na área de Matemática Financeira
GRUPO DE PESQUISA (GP) E LINHA DE PESQUISA (LP) |
AUTORES/TÍTULOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO, MONOGRAFIAS E TESES DE DOUTORADO - 2000 A 2017 |
GP: Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Financeira – IFES LP: Aplicações de Tecnologias no Ensino de Matemática Financeira Líder: Hélio Rosetti Júnior
|
SILVA, Rurdiney da. Educação matemática financeira no Ensino Médio: construção de atividades envolvendo cálculo do custo de vida. Dissertação de Mestrado Profissional (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016.
SANTOS, Jackelinne Azevedo Silva dos. Matemática financeira no Ensino Médio numa perspectiva investigativa. Dissertação de Mestrado Profissional (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2015. PEREIRA, Alexsandra Alves. Fluxo de caixa: educação financeira em aulas de matemática com estudantes do ensino médio de uma escola do interior do Espírito Santo. 26 de novembro de 2014. Dissertação de Mestrado Profissional (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2014.
AMORIM, Michelle Ribeiro. Educação matemática financeira por meio de sequências didáticas: duas aplicações cotidianas. 28 de agosto de 2014. Dissertação de Mestrado Profissional (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2014.
AMARAL, Gustavo Perini. Educação matemática financeira: construção do conceito de moeda no último ano do ensino fundamental. 29 de junho de 2013. Dissertação de Mestrado Profissional (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2013. |
GP: Ensino da Matemática – UTFPR LP: Educação Financeira – UTFPR Lideres: Rudimar Luiz Nós e Olga Harumi Saito |
SANTOS, Keila Maria Borges dos. A matemática do financiamento habitacional. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
RODRIGUES, Marcio Lucio. O ensino da matemática financeira no ensino médio. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
GP: Linguagens e Tecnologias no Ensino da Matemática da IFRJ. LP: Educação Financeira nas Escolas Básicas Líder: Pedro Paulo da Cunha Machado |
Não foram encontrados trabalhos relacionados ao grupo de pesquisa, a linha de pesquisa e ao Líder. |
GP: Matemática para o ensino médio, do CPII LP: Matemática Aplicada, Financeira e Modelagem Matemática para o Ensino Médio. Líder: Luciana Santos da Silva Martino |
Não foram encontrados trabalhos relacionados ao grupo de pesquisa, linha de pesquisa ou a líder com o tema MF ou EF |
GP: Ciências aplicadas: matemática, estatística, computação e Ensino. LP: Matemática Elementar. Lideres: Alba Regina Moretti e Marcia Costa Chaves |
Não foram encontrados trabalhos relacionados ao grupo de pesquisa, linha de pesquisa ou as líderes com o tema MF ou EF |
GP: Cultura, negócios e meio ambiente no Recôncavo Baiano. LP: Matemática Financeira e a formação de professores Líder: Fabiano Nascimento de Moura |
Não foram encontrados trabalhos relacionados ao grupo de pesquisa, linha de pesquisa ou as líderes com o tema MF ou EF |
Fonte: Elaborado pelas autoras com base nos dados das Instituições onde os grupos estão alocados 2017
Das sete dissertações encontradas que tratam da Matemática Financeira, cinco são trabalhos direcionados ao ensino médio, uma para o ensino fundamental e uma não tem aplicação direta na educação, porém traz apontamentos de como pode ser trabalhada a Matemática Financeira tendo como base o sistema habitacional.
Dos trabalhos pesquisados, todos foram elaborados como requisito para obtenção do título de mestre em mestrados profissionais. Na Tabela 1, que apresenta os Programas já ficava evidente que os números de mestrados profissionais são superiores aos demais, especialmente nos Programas de Educação tendo como área básica a matemática.
Com relação às dissertações, percebe-se que a grande maioria está direcionada ao ensino médio, no total de cinco, e dessas, também cinco apresentavam como a Matemática Financeira pode ser empregada no dia a dia para resolver problemas financeiros e que ocorrem com relação a situações reais. Apenas um trabalho se refere a uma educação mais investigativa e outro direcionado a construção de conceitos por parte de alunos.
Na sequência, verificaram-se, nos grupos de pesquisa e linhas de pesquisa, artigos entre os anos de 2010 a 2017, na área de Matemática Financeira, conforme o Quadro 3, abaixo.
Quadro 3 - Artigos vinculados a grupos e linhas de pesquisa- Pesquisa na área de Matemática Financeira
GRUPO DE PESQUISA (GP) E LINHA DE PESQUISA (LP) |
AUTORES/TÍTULOS DE ARTIGOS - 2010 A 2017 |
GP: Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do IFES. LP: Ensino da Matemática Financeira Lider: Hélio Rossetti Júnior
|
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGEL, Juliano. Matemática financeira: educação matemática e história monetária. Artigo apresentado na revista: ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.13; 2011.
ROSETTI JUNIOR, Helio; SANTIAGO, Rosemary Aparecida e SCHIMIGUEL, Junior. Estudo curriculares de cursos superiores de tecnologia e matemática financeira. Artigo publicado na Revista Holos, Ano 29, Vol 2, 2013.
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Características dos docentes que atuam na área de matemática financeira e finanças em cursos de graduação tecnológica na rede particular. Artigo apresentado em Cuadernos de Educación y Desarrolho. Vol.3, nº31 (Septiembre 2011).
OLIVEIRA,
Leandro Palha de; ROSETTI JUNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Ensino de
matemática financeira com jogo iterativos entre equipes: um estudo de caso.
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Matemática financeira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Artigo apresentado no XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.
SANTOS, Jackelinne Azevedo Silva dos; ROSETTI JUNIOR, Hélio. Mídias no ensino da matemática financeira: aplicação em uma escola estadual do ensino fundamental e médio do Município de Cariacica/ES. Artigo apresentado nos Anais do Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação ANPAE-ES, 2015. |
|
ROSETTI JÚNIOR, H; SCHIMIGUEL, J. Estudo comparativo dos modelos de matemática financeira em bibliografia adotada no ensino médio. Artigo na Revista ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.6, N.11; 2010 |
GP: DENARIUS: Núcleo de pesquisa e desenvolvimento em educação financeira da UNIFEI LP: Finanças Líderes: André Luiz Medeiros e José Gilberto da Silva |
MEDEIROS, A, L. et al. Quanto vale o dinheiro para os adolescentes? Mensuração do conhecimento em educação financeira. Artigo apresentado no XXVI EANARGRAND, Foz do Iguaçu, PR, outubro de 2015.
|
Fonte: Elaborado pelas autoras com base nos dados das Instituições onde os grupos estão alocados 2017
Com relação aos artigos, as pesquisas são mais variadas que as teses, sendo direcionados trabalhos na área de história da Matemática Financeira, sobre currículos e Parâmetros Curriculares Nacionais, sobre as características dos docentes que atuam na área de Matemática Financeira nos cursos de graduação e também sobre metodologias de ensino, tais como jogos e mídias que podem ser empregadas nas aulas de Matemática Financeira.
Após essa pesquisa sobre Matemática Financeira, optou-se por verificar se existiam trabalhos direcionados à educação financeira. No Quadro 4, são indicados os grupos de pesquisas e linhas de pesquisa e seus trabalhos entre os anos de 2010 a 2017, trabalhos estes envolvendo dissertações de mestrado. Ao todo foram encontrados dois trabalhos, nas linhas de pesquisa que estavam direcionadas a educação financeira, mesmo que alguns desses trabalhos, não apresentem em seu título educação financeira, mas sim, Matemática Financeira.
Quadro 4 - Dissertações Teses vinculados a grupos e linhas de pesquisa- Pesquisa na área de Educação Financeira
GRUPO DE PESQUISA (GP) E LINHA DE PESQUISA (LP) |
AUTORES/TÍTULOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO, MONOGRAFIAS E TESES DE DOUTORADO - 2000 A 2017 |
GP: Desenvolvimento da Pesquisa no Colégio de aplicação de –Coluni da Universidade Federal de Viçosa. LP: Aspectos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática Líder: não apresenta o Nome |
Não foram encontrados trabalhos relacionados ao grupo de pesquisa, linha de pesquisa ou as líderes com o tema MF ou EF |
GP: Divulgação Cientifica e Cultural do UFMA LP: Educação financeira Líder: não apresenta do nome |
MARQUES, E. Matemática financeira no ensino médio. Dissertação de Mestrado – PROFMAT, Universidade Federal do Maranhão, 2016. |
GP: Educação em Ciências e Matemática da UNOCHAPECÓ LP: Educação Financeira Lideres: Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi e Neila Salete Rupolo |
CHIARELLO, A. P. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, 2014.
|
GP: Núcleo de pesquisa em Educação Financeira e Imóveis (NUPEFI) do IFPR. LP: Educação financeira universitária Líder: não apresenta nome |
Nesse grupo não foram encontradas pesquisas relacionadas ao ambiente escolar. |
Fonte: Elaborado pelas autoras com base nos dados das Instituições onde os grupos estão alocados 2017
Os trabalhos que tratam da educação financeira envolvem o ensino médio e a formação continuada de professores. O Quadro 5 é resultado das pesquisas de artigos, com grupos de pesquisa e linhas de pesquisa na área de educação financeira, publicados entre 2010 e 2017.
Quadro 5. Artigos vinculados a grupos e linhas de pesquisa- Pesquisa na área de Educação Financeira
GRUPO DE PESQUISA (GP) E LINHA DE PESQUISA (LP) |
AUTORES/TÍTULOS DE ARTIGOS - 2010 A 2017 |
GP: Educação Estatística LP: Educação Financeira no contexto da Educação Crítica Líderes: Celso Ribeiro Campos e Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki |
CAMPOS, Celso Ribeiro; TEIXEIRA, James; COUTINHO, Cileda. de Queiroz e Silva. Reflexões sobre a educação financeira e suas interfaces com a educação matemática e a Educação Crítica. Artigo publicado Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.17, n.3, pp.556-577, 2015.
|
Fonte: Elaborado pelas autoras com base nos dados das Instituições onde os grupos estão alocados 2017
O artigo encontrado trata sobre a educação matemática e a educação para a cidadania e a educação financeira como um campo para conhecimento de informações sobre finanças pessoais como forma de desenvolver a cidadania.
Dando continuidade a essa primeira etapa de pesquisa, investigou-se no catálogo da Capes no Banco de Teses e Dissertações; entre os anos 2012 a 2016[4]; a palavra: Matemática Financeira, tipo: mestrado e doutorado. Na grande área do conhecimento foi selecionada a opção: ciências exatas e da terra; Área de concentração: ensino de ciências e matemática, matemática, educação e matemática aplicada; Área de avaliação: ensino, matemática/probabilidade/estatística, educação; Área de concentração: educação, ensino de ciências e matemática, educação matemática, matemática; Nome do programa: matemática, educação, educação matemática.
Ao todo, com as características acima, foram contabilizados 339 trabalhos entre teses e dissertações, destes 08 estavam relacionados à Matemática Financeira.
Quadro 6 - Teses e dissertações com as palavras Matemática Financeira
Programa |
Autores/ Título |
Mestrado |
LUZ, Lucia Holz. Matemática financeira no ensino fundamental: uma questão para o 7º ano. Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, Canoas, 2015.
|
Mestrado |
CORDEIRO, Marco Antonio. Um estudo sobre educação matemática financeira para crianças de 05 a 10 anos de idade. Mestrado em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Instituição de Ensino: Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.
|
Mestrado |
PIZZI, Norton. A calculadora HPI7BII+ como aporte tecnológico no ensino da matemática financeira no ensino da matemática financeira o PRONATEC: Possibilidade para uma aprendizagem mais significativa. Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, Canoas, 2014.
|
|
CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada dos professores' 28/08/2014 149 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ, Chapecó, 2014.
|
Mestrado |
PELINSON, Nadia Cristina Picinini. Educação financeira crítica: uma perspectiva de empoderamento para jovens campesinos. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ, Chapecó, 2015.
|
Mestrado |
ABREU, Ricardo Jose Reis de. Educação financeira: aspectos discursivos, subjetivação e governabilidade. 30/04/2015 86 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, Itatiba, 2015.
|
Mestrado |
SCOLARI, Lidinara Castelli. Educação financeira: análise de uma proposta desenvolvida no 7º ano no ensino fundamental. 26/08/2014 131 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.
|
Mestrado |
SILVA, Monica Queiroz da. Educação financeira no ensino superior: estudo com alunos do curso de direito e administração da UEMG Frutal. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DE UBERABA, Uberaba, 2015.
|
Fonte: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Dez/2017
Quando a pesquisa fez uso das palavras educação financeira, com os mesmos requisitos acima, encontraram-se 9984 trabalhos e destes apenas 7 tinham a palavra educação financeira, no entanto 4 não foram contabilizados, pois já constavam na tabela acima. Abaixo seguem os demais trabalhos.
Quadro 7 - Teses e dissertações com as palavras Educação Financeira
Programa |
Autores/ Título |
Doutorado |
HOFMANN, Ruth Margareth. Educação financeira no currículo escolar: uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e França. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Curitiba, 2013.
|
Mestrado |
ZEN, Cleide Cristina. O ensino da matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para a vida. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Curitiba, 2016.
|
Mestrado |
PAGLIATO, Wagner. Educação Financeira: a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre gestão das finanças pessoais e vida financeira saudável. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO, São Paulo, 2015.
|
Fonte: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Dez/2017
Também nesses 11 trabalhos pesquisados, não foi encontrado nenhum que fizesse referência à História da Matemática Financeira enquanto disciplina escolar.
Após a análise, no primeiro momento, de vinte e nove trabalhos, entre artigos, dissertações e teses, percebeu-se que a maioria trata da Matemática Financeira na Educação Básica, especialmente no ensino médio, direcionados à aplicação prática dos conteúdos de financeira, relacionando-os a situações que envolvem o dinheiro no dia a dia das pessoas. Porém, também existem trabalhos direcionados as metodologias, as questões de investigação e de formação do professor. Apenas um se refere ao Ensino Superior, ressalvando que são dos cursos de Administração e Direito e não nos Cursos de Licenciatura em Matemática.
Segundo momento: pesquisas no google
No segundo momento não houve uma preocupação em realizar uma investigação de forma sistemática, atrelada a grupo ou instituição específica, apenas buscou-se no Site de busca do Google, pelas palavras-chave: Licenciatura em Matemática, Formação de professores, Matemática Financeira, Educação Matemática e Matemática Financeira como Disciplina Escolar.
A averiguação foi feita por essas palavras atreladas a trabalhos acadêmicos entre os anos de 2010 a 2017. Como apareceram milhares de resultados, foram selecionados trabalhos que estavam em formato pdf e que faziam parte de teses, dissertações e artigos, sendo descartados os já citados no primeiro momento da pesquisa. Conforme o Quadro 8, abaixo.
Quadro 8 - Trabalhos disponíveis na web
Foco |
Autores/Títulos |
Aplicabilidade da matemática financeira ao cotidiano |
Lilian Brazile Trindade; Vagner Donizeti Tavares Ferreira. (2016). A educação financeira nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para o livro didático. |
Gisele Valle de Farias. (2013). A matemática financeira na educação básica e sua importância na formação de um cidadão consciente. |
|
Ricardo Dantas de Souza. (2011) Educação financeira em sala de aula: o uso da matemática nas relações de consumo. |
|
Clístenes Lopes da Cunha; João Bosco Laudares. (2017). Resolução de Problemas na Matemática Financeira para o Tratamento de questões da Educação Financeira no Ensino Médio. |
|
Jerônimo Santana de Araujo Sousa. (2010). A importância e aplicação da matemática financeira no ensino médio. |
|
Lúcia Miranda Gouvêa. (2015). Educação financeira na perspectiva multidisciplinar: o educando como construtor do seu conhecimento. |
|
Ruth Margareth Hofmann; Maria Lucia Faria Moro. (2012). Educação matemática e educação financeira: perspectiva para a ENEF. |
|
Neiva Ignês Grando; Ildo Jose Scheneider. (2011). Matemática Financeira: relação entre situações reais e educação para o consumo. |
|
Neiva Ignês Grando. Ido José Schneider. (2010) Matemática financeira: alguns elementos históricos contemporâneos. |
|
Fabrício Pereira Soares. (2017) Os debates sobre a educação financeira em um contexto financeirização da vida doméstica, desigualdade e exclusão financeira. |
|
Lidinara Castelli Scolari; Sandra Mara Marasini. (2012). O que pensam professores de matemática de uma escola de Getúlio Vargas/RS sobre educação financeira. |
|
Metodologias de ensino |
Arturo Garcia Santillán; Milka Elena Escalela Chávez; Rubén Eden Navarro. (2011). Variables associadas com el uso de las TIC como estratégia didática em el processo de enseñanza aprendizaje de la matemática financeira. Una experiência desde el aula de classe mejora. |
Arlei Vaz Borges, Regina Maria Rabelo. (2010) Contribuições de jogos como recurso didático nas aulas de matemática financeira. |
|
Marco Antônio Moretto dos Santos. (2012). Educação financeira e resolução de problemas: contribuições para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos. |
|
Janice Aparecida Parcianello; Raquel Lahrer. (2014). Metodologias para o ensino-aprendizagem da matemática financeira na educação básica: uma abordagem prática. |
|
Victor Marcelo Rojas Santander. (2010). Elaboração de um Objeto para Aprendizagem. OPA: Aplicações na Matemática Financeira “Capitalização, Financiamento e Desvalorização”. |
|
Investigação |
Paulo César Xavier Duarte; Diego Sales Viana; Eliezer Marcos Tassote; Marcus Vinicius Dias. (2012). Matemática financeira: um alicerce para o exercício da cidadania. |
|
Marcia Zenievicz Silva; Viviane Theiss; Rita R. Rausch. (2013). Avaliação da aprendizagem na educação superior: relato de experiência. |
|
Alex Ferranti Pelicioli. (2011). A relevância da educação financeira na formação de jovens. |
|
Cristiano Machado Costa; Cléber José Miranda. (2013). Educação financeira e taxa de poupança no Brasil. |
|
James Teixeira. (2015). Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. |
|
Dejair Frank Barroso. (2013) Uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de administração. |
|
Aquino Schünemann; Rita de Cássia Pistóia Mariani. (2016). O ensino de Matemática Financeira e os registros de representação semiótica. |
|
Aluska Souza Santos. (2012). Análise de matemática financeira nos livros de ensino médio. |
|
Wagner Ribeiro Correa; Sidnei Grígolo. (2016) Educação financeira na Universidade. |
Apresentação da disciplina no Ensino Superior e Apresentação de Leis e Conteúdos |
Bruna Larissa Cecco; Claudia Maria Grando; Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi; Rosemari Ferrari Andreis. (2016) O curso de matemática: educação financeira em destaque. |
|
Alex Fabiano Metello Silva. (2015) A importância da matemática financeira no ensino Básico. |
Formação de professores |
Raphael Pereira dos Santos; Janaina Veiga. Ilydio Pereira de Sá (2012). Uma proposta de Formação Continuada sobre Matemática Financeira para professores de Matemática do Ensino Médio. |
|
Lilian Nasser; Marcelo André A. Torraca; Geneci Alves de Souza. (2013) Educação financeira na formação de professores. |
|
Marco Aurélio Kistemann Jr. (2017) Pesquisas em educação financeira relativas à formação de professores de matemática. |
|
Andrea Stambassi; Amarildo Melchiades da Silva. (2015) Curso de educação financeira escolar para professores que ensinam matemática. |
A matemática financeira nos Cursos de Licenciatura em Matemática |
Adriana Stefanello Somavilla. (2017) A inserção da disciplina de matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul do Brasil. |
Matemática Crítica |
Ilydio Pereira de Sá. (2013) A educação matemática crítica e a matemática financeira na formação de professores. |
|
Vanessa Franco Neto; José Wilson dos Santos. (2013) Educação financeira no ensino médio: formação continuada à luz da educação matemática crítica. |
Fonte: informações retiradas de diversos sites – 2017.
Nesta etapa, foram encontrados trinta e quatro trabalhos, destes, vinte e dois são artigos, cinco dissertações, três teses, três trabalhos de conclusão de curso e um capítulo de livro.
Considerando os níveis de educação, a maioria, ou seja, dezesseis estão direcionados à educação básica: ensino fundamental e médio, quatro para a formação de professores, sete para o ensino superior e dois para formação geral.
O objetivo nessa etapa era verificar se existiam trabalhos que tratassem da história da Matemática Financeira nos cursos de licenciatura em matemática, ou seja, trabalhos que dessem indícios de como a disciplina passa a fazer parte do currículo dos cursos de licenciatura. Percebeu-se que não houve trabalhos direcionados nessa área, como já dito, apenas sete estudos são direcionados ao ensino superior, mas não sobre o tema pesquisado.
Observou-se apenas um artigo, com título Matemática Financeira: alguns elementos históricos e contemporâneos, que poderia ser considerado como histórico da disciplina, porém em seu bojo está direcionado à aplicabilidade da Matemática Financeira no cotidiano e nada trata sobre a história da disciplina. Por mais que o título trata da história, o trabalho apresenta o surgimento da Matemática Financeira no contexto da sociedade e não da educação. Tem como objetivo principal analisar a importância dos conteúdos de Matemática Financeira para a vida das pessoas, mostrando a necessidade de apropriação de significados e conceitos na tomada de decisão quando se tem facilidades de crédito.
Terceiro momento: busca de livros que abordem a Matemática Financeira e a educação financeira.
Nessa etapa da pesquisa, fez-se uma busca na internet, mais especificamente no google shopping, livros que tratassem da Matemática Financeira e da educação financeira e também investigou-se nas livrarias, na Cidade de Paranaguá - PR[5].
Pelos títulos dos livros analisados e pelos resumos dos mesmos, percebe-se que muito do que está sendo publicado direciona-se à classe dos chamados livros didáticos, que tratam apenas de conteúdos de Matemática Financeira, para serem trabalhados nos diversos cursos de graduação, sejam eles com aplicações práticas ou com uso de tecnologias, entre as quais, planilhas eletrônicas e calculadoras financeiras. No entanto, entre as obras pesquisadas, três se destacam por não apenas apresentarem os conteúdos de financeira, mas também por apresentarem elementos a mais, como por exemplo, as obras que seguem:
Quadro 9 - Livros disponíveis na web
|
Livro |
Descrição |
01 |
SÁ, I. P de. Matemática Financeira para Educadores Críticos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2011.
|
O livro trata de temas tais como: inflação, perdas e ganhos salariais, impostos de renda, financiamento, cheques especiais, empréstimos e outros, de forma contextualizada e tendo como referência a Educação Matemática Crítica, com base em autores tais como Ubiratan D´Ambrosio, Paulo Freire e Olé Skovsmose. O livro prioriza a abordagem conceitual e crítica da Matemática Financeira, pautada na construção da cidadania crítica. |
02 |
SANTOS, R. P dos. Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada. Curitiba, Appris, 2015. |
O livro apresenta alguns temas, entre os quais a) a Educação Financeira e Cidadania, onde enfatiza-se a Matemática Financeira no cotidiano dos cidadãos por meio da matemática crítica; b) Conceitos básicos de matemática financeira e suas relações com conteúdos tradicionais da matemática; A formação continuada de matemática financeira para Professores de Matemática do Ensino Médio. |
03 |
SOMAVILLA, A. S; BASSOI, T. S. A matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática: Nos Institutos Federais da região Sul do Brasil. Novas Edições Acadêmicas, 2017. |
Esse livro é a dissertação de mestrado, que já foi catalogada acima e que veio a ser transformada nessa obra.
|
Fonte: google shopping, 2018.
Nessa terceira fase de busca, também não se encontraram livros sobre o tema pesquisado, ou seja, sobre a história da disciplina de Matemática Financeira.
Considerações finais
Finalizado os trabalhos de busca em artigos, dissertações, teses e até mesmo em livros, não se encontrou em nenhum desses, pesquisas que esclarecessem sobre como a Matemática Financeira ou educação financeira passaram a fazer parte de conteúdos escolares, no ensino superior, até mesmo na educação básica.
A maioria dos estudos apenas traz a aplicabilidade da educação financeira ou da Matemática Financeira no cotidiano das pessoas, além disso, alguns trabalhos também apresentam como trabalhar com a disciplina usando calculadoras e softwares, porém nada direcionado a sua história.
Dessa forma, entende-se a importância de investigar, no contexto da história das disciplinas escolares, como ocorreu a inserção da disciplina de Matemática Financeira em um curso de licenciatura. Entende-se também que esse processo poderá servir de subsídios para futuras pesquisas sobre como determinadas disciplinas ou saberes se constituem e se mantêm numa matriz curricular de um determinado curso.
Referências
ABREU, Ricardo Jose Reis de. Educação financeira: aspectos discursivos, subjetivação e governabilidade. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, 2015. Disponível em: http://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/2699609341086894.pdf. Acesso em: 10 de dez. 2018.
AMARAL, Gustavo Perini. Educação matemática financeira: construção do conceito de moeda no último ano do ensino fundamental. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2013. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/Disserta%C3%A7%C3
AMORIM, Michelle Ribeiro. Educação matemática financeira por meio de sequências didáticas: duas aplicações cotidianas. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2014. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/
BARROSO, Dejair Frank. Uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de administração. 2013. 190 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 10 fev. 2017.
BORGES, Arlei Vaz; RABELO, Regina Maria. Contribuições de jogos como recurso didático nas aulas de matemática financeira. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática),- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389. Acesso em 09 de fev. 2017.
BRASIL. Decreto 7.397/2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasilia, DF: 2010. Acesso em 28 de fev. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 28 fev. 2018.
CECCO, Bruna Larissa et al. (2016) O curso de matemática: educação financeira em destaque. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo, 2016. p. 1-10. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6492_3017_ID.pdf Acesso em 18 de fev. 2017.
CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, 2014, 149 f.. Disponível em: https://www.unochapeco.edu.br/educacao/publicacoes-cientificas/detalhes/201053 Acesso em 10 de dez. 2017.
CORDEIRO, Marco Antonio. Um estudo sobre educação matemática financeira para crianças de 05 a 10 anos de idade. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Instituição de Ensino: Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2014.
CORREA, Wagner Ribeiro; GRÍGOLO, Sidnei. Educação financeira na Universidade. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira. Joaçaba, n. 1, n.p., jun. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/issue/view/238; Acesso em 20 de jan. 2017.
COSTA, Cristiano Machado; MIRANDA, Cléber José. Educação financeira e taxa de poupança no Brasil. Revista Gestão, Finanças e Contabilidade. Salvador, v.3, n.3, p. 57-74, set./dez., 2013 Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/377. Acesso em 12 de mai. 2017.
CUNHA, Clístenes Lopes da; LAUDARES, João Bosco. Resolução de Problemas na Matemática Financeira para o Tratamento de questões da Educação Financeira no Ensino Médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 659-678, ago. 2017. Disponível em:. http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/38/1/RDS14082012.pdf Acesso em 13 de dez. 2017.
DUARTE, Paulo César Xaviee et al. Matemática financeira: um alicerce para o exercício da cidadania. Nucleus, Ituverava, v.9, n.1, p. 195-208, abr. 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Windows8/Downloads/Dialnet-MatematicaFinanceira-3988370%20(1).pdf Acesso em 14 de fev. 2017.
FARIAS, Gisele Valle de. A matemática financeira na educação básica e sua importância na formação de um cidadão consciente. 2013. 30 p. Dissertação (Mestrado. Programa de Pós-graduação em Matemática, POROFMAT) - UNIRIO, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/ccet/profmat/tcc/2011/tcc-gisele Acesso em 18 de abr. 2017.
GOUVÊA, Lúcia Miranda. (2015). Educação financeira na perspectiva multidisciplinar: o educando como construtor do seu conhecimento. In VII ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015, São João Del Rei, n. p. Disponível em: http://www.ufjf.br/emem/programacao/poster/poster-textos-completos/ Acesso em 10 de fev. 2017
GRANDO, Neiva Ignês; SCHENEIDER, Ildo Jose. Matemática financeira: alguns elementos históricos contemporâneos. Zetetiké, Campinas, v. 18, n. 33, p.43-62, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646693/13595. Acesso em 10 mar. 2017.
GRANDO, Neiva Ignês; SCHENEIDER, Ildo Jose. (2011). Matemática Financeira: relação entre situações reais e educação para o consumo. Revemat, Florianópolis, v.6, n. 2, p. 81-95, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/viewFile/1981-1322.2011v6n2p81/21793. Acesso em 07 de out. 2017.
HOFMANN, Ruth Margareth. Educação financeira no currículo escolar: uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e França. 2013. 329 f. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses%20d2013/d2013_Ruth%20Margareth%20Hofmann.pdf. Acesso em 11 de jan. 2018.
HOFMANN, Ruth Margareth; MORO, Maria Lucia Faria. Educação matemática e educação financeira: perspectiva para a ENEF. Zetetiké, Campina, v. 20, n. 2, p. 37-54, mai. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646609 Acesso em 10 fev. 2017.
HOLZ, Luz Lucia. Matemática financeira no ensino fundamental: uma questão para o 7º ano. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2015. Disponível em: http://ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/245. Acesso em 17 de mai. 2018.
KISTEMANN, Marco Aurélio Jr. Pesquisas em educação financeira relativas à formação de professores de matemática. In VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA, Canoas, 2017, n.p. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/6809/4355 Acesso em 13 de fev. 2018.
MARQUES, Ernande. Matemática financeira no ensino médio. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado – PROFMAT) - Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2016. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/1965/2/ErnandeMarques.pdf. Acesso em 10 de mar. 2018.
MEDEIROS, André Luiz. et al. Quanto vale o dinheiro para os adolescentes? Mensuração do conhecimento em educação financeira. In XXVI EANARGRAND, Foz do Iguaçu, n.p. 2015. Disponível em: http://xxvi.enangrad.org.br/_assets/files/anais/2015/030720151256508bc058fb10128babaf7ad83d26d41795.pdf. Acesso em 10 de mar. 2018.
NASSER, Lilian; TORRACA, Marcelo André A.; SOUZA, Geneci Alves de. Educação financeira na formação de professores. Revista Educação Matemática em foco. Campina grande, v.2, n. 2. p.38-52, Ago/Dez. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Windows8/Downloads/REVISTA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20MATEM%C3%81TICA%20-%20OUTUBRO%20ago-dez-2013%20(1).pdf Acesso em 07 de out. 2017.
NETO, Vanessa Franco; SANTOS, José Wilson dos. (2013) Educação financeira no ensino médio: formação continuada à luz da educação matemática crítica. In XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,2013, Curitiba. Disponível em: http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1736_2153_ID.pdf Acesso em 18 de abr. 2017
OLIVEIRA, Leandro Palha de; ROSETTI JUNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Ensino de matemática financeira com jogo iterativos entre equipes: um estudo de caso. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.7, n. 3, p. 53-69, 2012. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID189/v7_n3_a2012.pdf. Acesso em 20 de mar. 2017.
PAGLIATO, Wagner. Educação Financeira: a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre gestão das finanças pessoais e vida financeira saudável, 2015, 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
PARCIANELLO, Janice Aparecida; LAHRER, Raquel. Metodologias para o ensino-aprendizagem da matemática financeira na educação básica: uma abordagem prática. In PARANÁ. Secretaria de estado da Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor de PDE:: produções didático-pedagógica, p. 1-47, Curitiba, v.II, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_mat_artigo_janice_aparecida_parcianello.pdf Acesso em 15 de dez. 2017.
PELICIOLI, Alex Ferranti. A relevância da educação financeira na formação de jovens. 2011, 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, PUCRS, Porto alegre, 2011 Disponível em: http://meriva.pucrs.br/dspace/handle/10923/2934. Acesso em 25 de fev. 2017.
PELINSON, Nadia Cristina Picinini. Educação financeira crítica: uma perspectiva de empoderamento para jovens campesinos. 2015 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, 2015. Disponivel em: http://konrad.unochapeco.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000d3/0000d3e9.pdf.Acesso em 08 de mai. 2018.
PEREIRA, Alexsandra Alves. Fluxo de caixa: educação financeira em aulas de matemática com estudantes do ensino médio de uma escola do interior do Espírito Santo. 2014 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática), Espírito Santo, 2014. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/index.php/dissertacoes?showall=&start=5 . Acesso em 08 de mai. 2018.
PIZZI, Norton. A calculadora HPI7BII+ como aporte tecnológico no ensino da matemática financeira o PRONATEC: Possibilidade para uma aprendizagem mais significativa. 2014 120 f. Mestrado (Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2014. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/216 Acesso em 08 de mar. 2018.
RODRIGUES, Marcio Lucio. O ensino da matemática financeira no ensino médio. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/578. Acesso em 10 de mai. 2018.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.6, n.19, p. 37- 50, set./dez. 2006.
ROSETTI JUNIOR, Helio; SANTIAGO, Rosemary Aparecida e SCHIMIGUEL, Junior. Estudo curriculares de cursos superiores de tecnologia e matemática financeira. Revista Holos, Ano 29, Vol 2, 2013, p.216-227. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1063/671. Acesso em 10 de fev. 2017.
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Características dos docentes que atuam na área de matemática financeira e finanças em cursos de graduação tecnológica na rede particular. Cuadernos de Educación y Desarrolho, vol.3, nº 31, set. 2011. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/ced/31/rjjs.html. Acesso em 10 de abr. de 2017.
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Juliano. Matemática financeira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Artigo apresentado no XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011. Disponível em: http://ciaem-redumate.org/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1025/1023 . Acesso em 05 de fev. 2017. p. 1-5.
ROSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGUEL, Julinano. Estudo comparativo dos modelos de matemática financeira em bibliografia adotada no ensino médio. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 6, n. 11, p. 1-7, 2010. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2010c/estudo%20comparativo.pdf. Acesso em 05 de nov. 2017.
ROSSETTI JÚNIOR, Helio; SCHIMIGEL, Juliano. Matemática financeira: educação matemática e história monetária. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 13, p. 1540-1549, 2011. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciencias%20exatas%20e%20da%20terra/matematica%20financeira.pdf. Acesso em 20 de mar. 2017.
SÁ, Ilydio. Pereira de. Matemática Financeira para Educadores Críticos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2011.
SÁ, Ilydio Pereira de. A educação matemática crítica e a matemática financeira na formação de professores. 2012. 150 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/pgsskroton-dissertacoes/db91ee8c571ee009dc9621b671a89bd2.pdf Acesso em 10 de fev. 2017.
SANTANDER, Victor Marcelo Rojas. Elaboração de um Objeto para Aprendizagem. OPA: Aplicações na Matemática Financeira Capitalização, Financiamento e Desvalorização. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirantes de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/pgsskroton-dissertacoes/3c50d4f31043d9042536eee68499abf7.pdf. Acesso em 20 de fev. 2017.
SANTILLÁN, Arturo Garcia; CHÁVEZ, Milka Elena Escalela; NAVARRO, Rubén Eden . Variables associadas com el uso de las TIC como estratégia didática em el processo de enseñanza aprendizaje de la matemática financeira. Una experiência desde el aula de classe mejora. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, n. 2, v. 4, p. 118-135, 2011. Disponível em: https://repositorio.uam.es/handle/10486/661659. Acesso em 11 de abr. 2017.
SANTOS, Aluska Souza. Análise de matemática financeira nos livros de ensino médio. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/889/1/PDF%20-%20Aluska%20Souza%20Santos.pdf. Acesso em 15 de mai. 2017.
SANTOS, Jackelinne Azevedo Silva dos. Matemática financeira no ensino média numa perspectiva investigativa. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/Disserta%C3%A7%C3%B5es/2015_Jackelinne_Azev%C3%AAdo_Silva_dos_Santos.pdf Acesso em 20 de jun. 2017.
SANTOS, Jackelinne Azevedo Silva dos; ROSETTI JUNIOR, Hélio. Mídias no ensino da matemática financeira: aplicação em uma escola estadual do ensino fundamental e médio do Município de Cariacica/ES. Anais do Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação ANPAE-ES, Espirito Santo, 2015. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/ANPAE-ES/article/view/9861/6682. Acesso em 19 de fev. 2017.
SANTOS, Keila Maria Borges dos. A matemática do financiamento habitacional. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1363/1/CT_PROFMAT_M_Santos%2C%
SANTOS, Marco Antônio Moretto dos. Educação financeira e resolução de problemas: contribuições para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos. 2012. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Instituto de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/66866 Acesso 10 de fev. 2017
SANTOS, Raphael Pereira dos. Matemática financeira: uma proposta visual de formação continuada. Curitiba: Appris, 2015.
SANTOS, Raphael Pereira dos; VEIGA, Janaina; SÁ, Ilydio Pereira de. Uma proposta de Formação Continuada sobre Matemática Financeira para professores de Matemática do Ensino Médio. Revista Eletrônica Teccen, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: Disponível em: http://editorauss.uss.br/index.php/TECCEN/article/view/482 Acesso em 07 de out. 2017.
SCHÜNEMANN, Aquino; MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. O ensino de Matemática Financeira e os registros de representação semiótica. Boletim online de educação matemática. Joinville, v.4, n. 7, p. 194-210, ago./dez. 2016 Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8863. Acesso em 10 dez. 2017
SCOLARI, Lidinara Castelli. Educação financeira: análise de uma proposta desenvolvida no 7º ano no ensino fundamental. 2014 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/799. Acesso em 10 de mar. 2017.
SCOLARI, Lidinara Castelli; MARASINI, Sandra Mara . (2012). O que pensam professores de matemática de uma escola de Getúlio Vargas/RS sobre educação financeira. In IV JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E XVII JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais. Passo Fundo, mai. 2012. Disponível em: http://anaisjem.upf.br/download/de-255-scolari.pdf Acesso em 20 de abr. 2017.
SILVA, Alex Fabiano Metello. 2015. 150 f. A importância da matemática financeira no ensino Básico. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://impa.br/wp-content/uploads/2016/12/Alex_Fabiano_Metello_Silva.pdf. Acesso em 18 de fev. 2017
SILVA, Marcia Zenievicz; THEISS, Viviane; RAUSCH, Rita R. Avaliação da aprendizagem na educação superior: relato de experiência. RACE – Revista de Adminstração, Contabilidade e Economia. Chapecó, Edição Especial, p. 363-398, 2013. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/3349. Acesso em 18 de mar. 2017.
SILVA, Monica Queiroz da. Educação financeira no ensino superior: estudo com alunos do curso de direito e administração da UEMG Frutal. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2015. Disponível em: https://www.uniube.br/propepe/ppg/educacao/arquivos/2015/dissertacoes/ 19_monica_queiroz_da_silva.pdf. Acesso em 10 de mai. 2018.
SILVA, Rurdiney da. Educação matemática financeira no Ensino Médio: construção de atividades envolvendo cálculo do custo de vida. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016. Disponível em: http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/ .Acesso em 05 de jan. 2018.
SOARES, Fabrício Pereira. Os Debates sobre a educação financeira em um contexto financeirização da vida doméstica, desigualdade e exclusão financeira. 2017. 301 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.cis.puc-rio.br/assets/pdf/PDF_CIS_1494250389_Fabr%C3%ADcio_Pereira_Soares_-_2017.pdf. Acesso em 11 de jan. 2018
SOMAVILLA, Adriana Stefanello S; BASSOI, Tânia Stella. A matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática: Nos Institutos Federais da região Sul do Brasil. Novas Edições Acadêmicas, 2017.
SOUZA, Jerônimo Santana de Araujo. A importância e aplicação da matemática financeira no ensino médio. 2014. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de Goiás, Jussara, 2014. Disponível em: : http://cdn.ueg.edu.br/source/jussara/conteudoN/1209/MONOGRAFIA_Jernimo_Santana.pdf. Acesso em 07 de out.2017.
STAMBASSI, Andrea.; SILVA, Amarildo Melchiades da. Um Curso de Educação Financeira Escolar para Professores que Ensinam Matemática. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática – XIX EBRAPEM. Juiz de Fora, 2015.
STAMBASSI, Andrea; SILVA, Amarildo Melchiades. Curso de educação financeira escolar para professores que ensinam matemática. In XIX EBRAPEM, 2015, Juiz de Fora. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Disponível em: http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd7_andrea_stambassi.pdf. Acesso em 10 fev. 2017.
STEFANELLO, Somavilla, Adriana. A inserção da disciplina de matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul do Brasil. 2017. 138 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/2937/5/Adriana_Somavilla_2017.pdf Acesso em 18 de mai. 2018.
TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. 2015. 159 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11025/1/James%20Teixeira.pdf Acesso em 11 de mai. 2017.
VIÑAO, Antônio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, n. 18, set./dez, 2008.
ZEN, Cleide Cristina. O ensino da matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para a vida. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2016/M2016_Cleide%20Cristina%20Zen%20de%20Souza.pdf. Acesso em 11 de jan. 2018.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Notas
[1] O estudo da história das disciplinas escolares vem ganhando espaço no âmbito acadêmico e constituindo-se a partir dos anos 1970 como um campo de investigação. Para Viñao (2008, p. 173) esse campo ganha espaço, ”sobretudo na Grã-Bretanha por Ivor F. Goodson, entre outros, com a influência da “nova sociologia da educação” inglesa e dos chamados “estudos do currículo”, e na França, também entre outros, por Dominique Juliá e André Chervel”.
[2] Segundo a CAPES, a plataforma Sucupira foi lançada em 27 de março de 2014, seu nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer 977/1965 que conceituou, formatou e institucionalizou a pós graduação brasileira. Representa uma importante ferramenta na coleta de informações, sendo referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
[3] O CONEF é composto por: Quatro órgãos reguladores do mercado financeiro: Banco Central (BC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc),Superintendência de Seguros Privados (Susep); Quatro ministérios: Ministério da Educação (MEC), Ministério da Fazenda (MF), Ministério da Justiça (MJ), e Ministério da Previdência Social (MPS); Quatro representantes da sociedade civil, renovados a cada três anos: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban) até 31 de dezembro de 2017.
[4] O trabalho como um todo contempla os anos de 2000 a 2017, porém no Catálogo da CAPES não estão disponíveis os anos de 2012 a 2016.
[5] A escolha pela Cidade de Paranaguá, deu-se por ser a cidade onde será realizada a pesquisa para a tese de Doutorado.