Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Educação (UFSM) tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Os artigos podem ser publicados em Português, Inglês e Espanhol e, excepcionalmente, pode-se publicar artigos em Italiano, Francês e Alemão. Compreende-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. 

A Educação (UFSM) tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área da educação, além do público interessado na área em geral. A revista começou a ser impressa em 1970 e publica aproximadamente 51 artigos por ano. Já a publicação eletrônica iniciou em 2000.

Título abreviado: Educação

Missão

Objetivo

Ficha catalográfica

Conflito de Interesse

Política de Plágio

 

 

 

 

 

Políticas de Seção

Artigo Demanda Contínua

A Seção de Demanda Contínua publica trabalhos inéditos na área de educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

A Seção de Resenha apresenta uma obra recente, ou relançamento de clássicos no campo da Educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais idéias do autor e uma apreciação crítica, referindo sua contribuição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

1. A Revista Educação publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

2. O resumo e o abstract apresentados devem conter de 150 à 250 palavras, indicando objetivo do estudo, abordagem metodológica e resultados. Os resumos e abstracts que estiverem sem essas informações serão considerados incompletos e o artigo será rejeitado.

3. As referências bibliográficas que estiverem discrepantes em relação às normas de publicação levarão a rejeição do artigo.


Instruções aos avaliadores

Pontos norteadores da avaliação do artigo

 

 

 

Periodicidade

Publicação contínua

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...



 

Avaliação Qualis / Capes

Qualis / Capes – A1

Disponível no Portal CAPES

Disponível no Portal LivRe!

Internet: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao