Adolescente que vive com HIV/AIDS: as redes de apoio social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769214996

Palavras-chave:

Adolescente, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Apoio social, Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769214996

Objetivo: descrever as vivências de adolescentes com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)/Síndrome da Imunodeficiência Humana (aids) e conhecer sua rede de apoio social. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Serviço de Assistência Especializada em HIV/aids do Município de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Os participantes foram oito adolescentes que vivem com HIV/aids, conhecedores de seus diagnósticos. Foi utilizada a técnica do grupo focal para a coleta de dados. A análise dos dados sustentou-se na análise temática proposta por Minayo. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: Vivências de adolescentes e A rede de apoio social. O processo de adolescer caracterizou-se por transformações, liberdade e ausência de responsabilidades. No que se refere à rede de apoio social, houve uma maior identificação e busca de suporte com os pares. Considerações finais: se faz relevante que a enfermagem conheça as redes de apoio social destes adolescentes para atuar de forma coordenada com elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Barrionuevo Favero, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Foi bolsista de iniciação científica de programas internos da universidade, PBDA, intitulado: Adolescer vivendo com HIV/Aids: saber, compreender e conviver. Atualmente é bolsista do Programa PROEXT MEC-2014 no projeto de extensão, intitulado: Promoção dos direitos humanos para crianças e adolescentes que vivem com HIV e AIDS em Uruguaiana-RS. É voluntária do Programa de Educação Tutorial 2012-2014, intitulado: PET- Redes de Atenção. Trabalha com as temáticas: educação em saúde, adolescência, família, doenças crônicas.

Graciela Dutra Sehnem, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS (2006). Especialista em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA (2009). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Assistente II, da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA. Integrante da linha de pesquisa Estudos culturais em cuidado, saúde e enfermagem vinculada ao Departamento de Enfermagem da UFSM e da linha de pesquisa;Cuidado de Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Família;, vinvulada a Escola de Enfermagem da UFRGS. Tem experiência na área da Enfermagem, com ênfase nas seguintes temáticas: Sexualidade, Saúde da Mulher, Adolescência, HIV/aids, Educação em Saúde.

Priscila de Oliveira Bolzan Bonadiman, Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2010). Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX (2008). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2007). Enfermeira do Serviço de Hematologia-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM. Tutora de núcleo no Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde CCS/UFSM, linha de cuidado Oncologia-Hematologia. Preceptora de campo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/REDES.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Favero, N. B., Sehnem, G. D., & Bonadiman, P. de O. B. (2015). Adolescente que vive com HIV/AIDS: as redes de apoio social. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(2), 349–359. https://doi.org/10.5902/2179769214996

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>