Avaliação da simulação em parada cardiorrespiratória durante o debriefing entre estudantes de enfermagem na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769267548

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Ensino, Simulação, Reanimação cardiopulmonar, COVID-19

Resumo

Objetivo: avaliar a simulação em parada cardiorrespiratória durante o debriefing entre estudantes de enfermagem na pandemia da COVID-19. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado entre 22 estudantes de enfermagem em duas etapas: simulação clínica em parada cardiorrespiratória e debriefing associado à simulação. O corpus textual decorrente dos diálogos foi submetido à análise lexicográfica, com auxílio do software IRAMUTEQ”.  Resultados: a maioria dos estudantes nunca havia participado de cenários de simulação clínica no decorrer da graduação. Mediante o debriefing, identificaram-se aspectos facilitadores como a voz do manequim e o realismo da simulação. Como dificultadores, os estudantes atribuíram o nervosismo e a falta de conhecimento no atendimento em parada cardiorrespiratória. Conclusão: na avaliação da simulação durante o debriefing verificou-se a importância desta estratégia de ensino prático para formação acadêmica, impactando positivamente no processo de ensino-aprendizagem do estudante de enfermagem, sobretudo na pandemia da COVID-19.

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Biografia do Autor

Karen da Silva Kilson, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do curso de graduação na titulação Bacharel em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve estudos na área de primeiros socorros na comunidade acadêmica. Monitora de Fisiologia. Integrante do grupo de pesquisa LAPESE. Técnica de enfermagem com experiência na área de Emergência e Terapia Intensiva. Idiomas: Inglês avançado e LIBRAS.

Luiza Helena de Oliveira Salvi da Cruz, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a entrada no ano de 2018. Monitora bolsista da disciplina de Anatomia 1 durante o ano de 2019. Monitora bolsista da disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I e II durante o ano letivo de 2020 e voluntária no ano de 2021. Ligante na Liga Acadêmica de Pediatria Multidisciplinar vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAPEM/Unirio).

Fernanda Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde, criança, recém-nascido e processo de alta. 

Maithê de Carvalho Goulart Lemos, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2012), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Exerce o ensino na graduação, orienta e desenvolve projetos na área de biossegurança, saúde do trabalhador, semiologia e semiotécnica na enfermagem e práticas de ensino simuladas. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (UNIRIO). Líder do Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado em Enfermagem - LAPESE. 

Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Unifenas (2007). Especialização em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Especialização em Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz (2011). Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2011). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EERP/USP (2015). Líder do grupo de pesquisas Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado em Enfermagem - LAPESE da Universidade Federal Fluminense. Atualmente atua como Chefe e Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atuação na área de Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem na saúde do adulto e idoso e experiencia na temática de doenças infecciosas sobretudo na avaliação da adesão de profissionais de saúde às medidas precauções-padrão com ênfase na segurança do profissional e do paciente.

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Publicado

2022-06-14 — Atualizado em 2022-08-10

Versões

Como Citar

Kilson, K. da S., Cruz, L. H. de O. S. da, Góes, F. B., Lemos, M. de C. G., & Pereira-Ávila, F. M. V. (2022). Avaliação da simulação em parada cardiorrespiratória durante o debriefing entre estudantes de enfermagem na pandemia. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e21. https://doi.org/10.5902/2179769267548 (Original work published 14º de junho de 2022)

Edição

Seção

Artigos Originais

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