Viver saudável: Significado para os moradores de rua do município de Santa Maria –RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976924413

Palavras-chave:

Enfermagem, Processo saúde-doença, Promoção da saúde, Sem-teto, Comunidades vulneráveis

Resumo

Objetivo Conhecer o significado do viver saudável para os moradores de rua do Município de Santa Maria, RS. Método: Pesquisa qualitativo-exploratória. Resultados: Foram entrevistados vinte indivíduos, do sexo masculino, no período de fevereiro a junho de 2009. Os participantes foram selecionados aleatoriamente, tendo-se, como critérios de inclusão, ser morador de rua, com ou sem permanência temporária no albergue. Os dados foram analisados à luz da hermenêutica, visto ser este um referencial que possibilita entender em profundidade o texto, o discurso dos entrevistados, emergindo três categorias. Considerações finais: Enquanto, para alguns moradores, viver na rua significa “liberdade”, para outros o albergue significa privar-se do consumo de álcool e outras drogas ilícitas, promovendo, dessa forma, um viver saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra Porto, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Acadêmica do 8° Semestre do Curso de Enfermagem da UNIFRA. Bolsista de Iniciação Científica do GEPESES.

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo de Enfermagem e saúde - GEPESES.

Grassele Denardini Facin Diefenbach, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Membro do Grupo de Estudos no Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida (CEVIDA-UFRGS). Linha de Pesquisa: Fundamentos e Práticas de Enfermagem em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente

Regina Gema Santini Costenaro, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem UFSC. Docente do Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo de Enfermagem e saúde - GEPESES.

Rosiane Filipin Rangel, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem FURG. Docente do Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo de Enfermagem e saúde - GEPESES.

Dirce Beatriz Marquardt Lucio, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Educação. Docente do Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo de Enfermagem e saúde - GEPESES.

Elenice Spagnolo Rodrigues Martins, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Nanociências. Docente do Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo de Enfermagem e saúde - GEPESES.

Downloads

Publicado

2012-04-03

Como Citar

Porto, L., Backes, D. S., Diefenbach, G. D. F., Costenaro, R. G. S., Rangel, R. F., Lucio, D. B. M., & Martins, E. S. R. (2012). Viver saudável: Significado para os moradores de rua do município de Santa Maria –RS. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(1), 59–66. https://doi.org/10.5902/217976924413

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)