Meditação: uma estratégia de cuidado em saúde para estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769243156

Palavras-chave:

Estudantes, Saúde Mental, Meditação, Enfermagem.

Resumo

Objetivos: desenvolver atividades meditativas com estudantes de uma universidade do noroeste gaúcho e analisar a percepção de estudantes universitários sobre a prática meditativa. Método: pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa. Realizaram-se 11 encontros para meditação, com participação de cinco estudantes, no período de abril a julho de 2019. Os dados produzidos mediante questionário com dados sociodemográficos e de saúde, observação não participante e entrevista aberta foram submetidos à análise temática. Resultados: a participação dos estudantes na meditação foi motivada pela curiosidade, dificuldade de concentração, estresse, irritação, ansiedade e nervosismo. A meditação mindfulness proporcionou aumento da concentração e foco para os estudos, melhorou a qualidade do sono e promoveu autoconhecimento e bem-estar subjetivo. Conclusão: a meditação mindfulness na Universidade foi importante à promoção da saúde mental, efetiva à minimização de estados de estresse e ansiedade e promoveu mudanças positivas na vida dos estudantes.

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Biografia do Autor

Luísa Maria Schuh, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2019)

Fernanda Beheregaray Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2014)
Professos adjunto nível 2 da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2014)
Docente com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil

Susane Flores Cosentino, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2014)

Isabel Cristina Dos Santos Colomé, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2013)
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

Schuh, L. M., Cabral, F. B., Hildebrandt, L. M., Cosentino, S. F., & Colomé, I. C. D. S. (2021). Meditação: uma estratégia de cuidado em saúde para estudantes universitários. Revista De Enfermagem Da UFSM, 11, e9. https://doi.org/10.5902/2179769243156

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